Jogos educativos ajudam a melhorar o desenvolvimento do aluno na hora de estudar


22/10/2011 – Um dos destaques da Estação Ciência, durante a 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-AM), é a inovação em ferramentas para a educação por meio de jogos eletrônicos.

O estande da empresa de eletrônicos Certi da Amazônia, durante o evento, levou para o público amazonense a produção de jogos interativos e equipamentos que auxiliam na educação infanto-juvenil. A instituição tem por objetivo divulgar conhecimentos avançados para a prática do processo de inovação e ensino em informática.

Jogos para fins educativos

A empresa mostrou, durante a SNCT-AM três dos seus jogos, dos quais a faixa etária está entre 15 e 17 anos. O jogo campo minado, primeiro protótipo da instituição, é o mais simples e fácil de jogar. O outro jogo é o antibiosis, com configurações 2D, ele vem com o estilo adventure, onde o jogador é ensinado  a acessar a internet, navegação e edição de textos. Havia ainda um terceiro jogo em exposição: o Magekon, onde o jogador se vê no mundo empresarial e tendo que tomar decisões para sua empresa.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Segundo o representante da Certi no estande, Norton Farias, o jogo Magekon ensina o aluno a atuar como um verdadeiro administrador de empresas. “Esse jogo te ensina o passo a passo de um empreendimento. Investir, escolher uma empresa e conhecer órgãos públicos que podem te ajudar a crescer, tudo isso o jogo te ensina”, explicou.

Protótipos

A ideia de criar um protótipo nasceu na Certi, no período de 2006 a 2007. Alguns jogos foram criados para informática básica e outros para níveis avançados. Os protótipos têm uma responsabilidade social, atuando na disseminação de tecnologias sociais. As parcerias com empresas da região ajudam a firmar o interesse na busca de soluções.

Cada projeto tem seu conteúdo interativo, os jogos Magekon e o Antibiosis foram desenvolvidos para escolas públicas, visto que o governo está aplicando para melhorar a capacidade do aluno na hora de estudar e entender o assunto em questão.

O jogo denominado Antibiosis, teve sua criação nos anos de 2008 e 2009 tendo um enredo de um agente sem memória que foi encontrado por ribeirinhos na floresta amazônica. O Magekon foi criado no ano de 2009, e se passa em uma cidade com pequenos negócios.

A exposição está acontecendo na Estação Ciência e conta com a participação de mais de 30 instituições, com exposições no Clube do Trabalhador do Sesi, Localizado na Alameda Costa Ferreira. A estação Ciência vai até hoje, 22 de outubro, às 18h. O evento é aberto ao público.

Redação: Esterffany Martins e Rafaela Vieira

Edição: Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *