Jornalismo Científico na Web é tema de oficina no Intercom
03/09/2010 -Caxias do Sul (RS) – Debater Jornalismo, Divulgação Científica e popularização da Ciência realizados nos meios de comunicação, especialmente na web, continua sendo um dos grandes desafios para jornalistas e estudantes de Comunicação. E não foi diferente no XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom 20100), nesta sexta-feira (3/09), em Caxias do Sul-RS, durante a Oficina de Jornalismo Científico na Web.
Na ocasião, a professora da Universidade Franciscana (Unifra), Rosana Cabral Zuccolo, abordou alguns conceitos de jornalismo científico, popularização e divulgação da Ciência e fez algumas observações sobre diversos sites especializados no assunto, inclusive o da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Oficina integra profissionais e estudantes de todo Brasil
Um ponto interessante da oficina foi a participação de vários profissionais e estudantes de diversas regiões do Brasil. Desta forma, com a discussão em torno do tema, foi possível detectar pontos positivos e negativos “comuns” de alguns Estados.
Entre os principais problemas elencados, a pressão existente no Jornalismo para a publicação das matérias, a falta de preparo do profissional, além da dificuldade de aproximação em relação aos cientistas foram destacados. Por outro lado, recomendações para uma qualificação melhor destas pessoas, além de uma interação maior dos papéis de jornalistas e pesquisadores na divulgação da Ciência também ganharam destaque.
Para Zuccolo, as variedades de experiências vividas em cada região permitiram um diálogo interessante sobre o tema. “Percebemos que temos problemas bastante comuns e o Intercom proporciona este ambiente de interação, de trocas de experiências”, afirmou.
Já para o participante Lairtes Filho, da Universidade Federal do Mato Grasso do Sul, a oficina foi produtiva, pois possibilitou a troca de informações com pessoas de vários locais do país. “Temos uma noção de como o Jornalismo Científico está se desenvolvendo no país como uma especialização da área”, destacou.
O Intercom continua até o próximo dia 6 de setembro com apresentações de trabalhos acadêmicos, exposições, mesas-redondas e painéis.
Quer saber mais sobre alguns sites de divulgação da Ciência comentados na oficina? É só clicar em:
www.ufmg.br/universidadedascriancas
Fábio Guimarães – Agência Fapeam