Jovens aprendem computação sem computadores

Professor Barreto explica que o projeto atende jovens e adolescentes da rede pública de ensino (Foto: Reprodução)
09/08/2013 – Você já pensou em aprender computação sem computadores? Não?! O professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Raimundo da Silva Barreto, mostrou que é possível. Por meio de atividades lúdicas, crianças dos ensinos Fundamental e Médio e estudantes de Graduação têm tido a oportunidade de conhecer sobre os fundamentos da Ciência da Computação.
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As atividades lúdicas fazem parte de uma iniciativa do projeto Computação Desplugada, aprovado pelo Edital do Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Professor do curso de Ciência da Computação/Ufam, Barreto disse que o projeto atende jovens e adolescentes da rede pública de ensino e visa popularizar os fundamentos do referido curso e sensibilizá-los para a carreira acadêmica. Ele destacou que é inteiramente possível ensinar computação por meio de atividades lúdicas, como dança, teatro, leitura e o uso de vídeos.
“A computação em si não tem a ver com computadores, que são ferramentas que fazem computação. A computação pode ser feita sem computadores, por exemplo, com papel e lápis. A proposta é ensinar os fundamentos, ou seja, a teoria que está por trás da computação, as bases que dão sustentação para todos os softwares conhecidos”, disse o coordenador.
Apesar de estar em sua segunda edição com o apoio da FAPEAM, na opinião de Barreto o projeto Computação Desplugada precisa ser aprimorado para poder ser implantado nas escolas como uma disciplina. “O estudo pode ser aplicado em todas as séries devido à facilidade de interação com o público”, lembrou.
Segundo o professor, desde a primeira edição os participantes têm buscado colocar em prática os conteúdos do curso. Ele contou que já foram feitas apresentações em escolas públicas municipais e estaduais, tanto da capital quanto do interior, além de palestras em instituições de ensino e pesquisa.
Para Barreto, o projeto funciona como instrumento de popularização da ciência e desmistifica a ideia que computação é algo inacessível. Os frutos do trabalho estão sendo colhidos. Um artigo sobre o projeto, intitulado ‘Um Relato de Experiência do Uso da Técnica Computação Desplugada’, foi apresentado durante o 21º Workshop em Educação em Computação (WEI’2013). O evento aconteceu em Maceió (AL) no período de 23 a 26 de julho. “Foram 26 artigos aceitos e o nosso foi um dos selecionados. O resultado nos enche de orgulho e satisfação. Só temos a agradecer a FAPEAM e a Ufam pelo apoio”, finalizou.
Para mais informações sobre o projeto clique aqui.
Sobre o POP CT&I
O Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, que visa apoiar a realização de exposições, feiras, oficinas, minicursos, palestras e outras atividades interativas sobre ciência e tecnologia, em locais públicos, organizados, por temas, campos ou áreas do conhecimento, voltadas para o público em geral, especialmente para estudantes dos ensinos Fundamental e Médio.
Rosa Doval – Agência FAPEAM