Jovens do PCE produzem primeira publicação científica ainda na escola
Com o estabelecimento de novas visões no campo da alfabetização científica, estudantes de escolas públicas das mais diferentes localidades do Amazonas vivenciam ainda na educação básica a experiência de verem indexadas suas primeiras publicações científicas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O periódico é produzido pelo Programa Estratégico de Acompanhamento, Expansão e Interiorização do Programa Ciência na Escola (Pro-PCE) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (SEDUC/AM), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). O objetivo é publicar os resultados das pesquisas originadas do PCE, tendo como público-alvo professores coordenadores do programa.
Para a estudante Adriane Sena, 15, que participou no ano de 2013 das atividades do PCE, e no ano passado integrou uma das equipes que tiveram artigos publicados, o periódico possibilita a apresentação de resultados de grande importância. “Foi muito importante ver publicados os resultados dos projetos executados por nós. Penso que é muito válido socializar os benefícios desses projetos com a população”, explicou.
Em seu segundo volume, a publicação conta com 31 artigos de estudantes de municípios como Itacoatiara, Boca do Acre, Barreirinha, Benjamin Constant, Parintins e Manaus que tiveram os projetos de suas escolas contemplados no programa, conforme o edital N. 029/2013 – PCE.
De acordo com a coordenadora geral do PCE, a pesquisadora do Inpa Fátima Vieira Nowak, a experiência de indexação dessas publicações é de grande relevância na vida desses jovens. “A importância está no aceleramento do aprendizado. Quando um estudante começa a aprender a publicar ainda na educação básica, ele está dando um salto de qualidade na sua vida inteira”, ressaltou.
Os trabalhos são assinados com autoria dos professores coordenadores e coautoria dos estudantes participantes na elaboração do projeto e do artigo. Além da versão impressa, o periódico também está disponível para acesso online e download no site do programa.
Jovens em destaque
Entre os trabalhos de destaque do ano de 2013, estão “Análise bacteriológica do material escolar de estudantes de escola pública em Manaus – Amazonas”, da Escola Estadual Ana Neyre Marques da Silva; “Socializando saberes: fusão e difusão da cultura africana no Brasil” e “Enamorados pela vida: produzindo ferramentas tecnológicas para um ambiente escolar sem drogas”, da Escola Municipal Ulysses Guimarães.
Para o professor e coordenador de projetos, Rosivaldo Moreira, o processo de elaboração dos textos que resultaram na publicação deve ser considerado como relevante avanço na postura dos jovens em relação à pesquisa. “Eu vejo o processo que resultou nos anais de uma importância incrível, mudança de postura, pensar no futuro, em continuar a pesquisa”, disse.
O conjunto de artigos científicos é composto por trabalhos que abordam as ciências exatas, humanas, biológicas e multidisciplinares. A produção do terceiro volume, composta por artigos referentes aos trabalhos desenvolvidos em 2014, já está em etapa de análises e correções e deve ser lançada no segundo semestre deste ano.
Segundo Nowak, a iniciativa foi pensada de maneira que os alunos pudessem aprendem a publicar dentro dos mesmos rigores das publicações feitas por cientistas de referência no universo acadêmico. “Resolvemos fazer algo de tal forma que o estudante do ensino fundamental aprenda com o mesmo rigor técnico que um doutor das grandes academias. É uma publicação válida que passou por um comitê editorial, em um nível de alfabetização científica”, destacou.
Fonte: PCE, por Eduardo Gomes