Labirinto do conhecimento da FAPEAM atrai grande público na Estação Ciência


22/10/2010 – Mais uma vez o estande da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) surpreende o público e inova na exposição da Estação Ciência que acontece no Clube do Trabalhador (Sesi), como parte da 7ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Este ano o estande traz dois ambientes, um com vídeos interativos e atividades lúdicas e outro construído em forma de labirinto que leva o visitante a um emaranhado de corredores, mostrando por meio de imagens e sons o que acontece mundialmente em relação ao desenvolvimento sustentável e à degradação ambiental. As imagens chocam os visitantes que são levados a refletir sobre o tema.

vspace=10De acordo com coordenador do Núcleo de Eventos da FAPEAM, Bruno Lopes, um dos idealizadores do projeto, o estande denominado "Planeta Terra, nosso único lar" representa um grande marco para os visitantes, pois estes tendem a perceber a importância do conhecimento sobre o assunto.

Segundo Lopes, por meio da ação da instituição, a sociedade terá mais um meio de acesso à educação ambiental para influenciar e melhorar a sustentabilidade do ecossistema. “Muitas vezes as pessoas não conseguem perceber que pequenas ações influenciam no meio ambiente, tudo por falta de informação”, explicou.

De acordo com o Núcleo de Eventos, a ideia da temática do encontro este ano surgiu após a elaboração de uma pesquisa para descobrir qual assunto poderia aproximar o público da realidade. Após o resultado da exposição da “Corrida do Saber”, no evento do ano passado, a equipe começou a selecionar fotos e mensagens de impacto de acordo com o tema.

O estande mede 27 metros quadrados, em todas as paredes as mensagens são claras e objetivas, dando dicas para a sociedade pensar a preservação ambiental e compartilhá-la no dia a dia.

Receptividade

A pedagoga, Lúcia da Costa, elogiou a iniciativa da FAPEAM por mostrar a realidade  e incentivar a preservação da natureza por meio da exposição. “Com essas imagens podemos ver o descaso das autoridades e da própria população que não conservam o lugar em que vivem”, comentou.

O estudante do Centro Positiviano de Ensino, localizado no bairro Jorge Teixeira (zona leste), Rafael Alves, 16, ressaltou a importância dos painéis informativos. “É muito educativo, fala do cotidiano e mostra a realidade por meio das imagens”, enfatizou.

vspace=10Já o aluno da Escola Raimundo Gonçalves Nogueira, do bairro Zumbi 2 (zona leste), Francisco Augusto dos Reis, 14, destacou a mensagem de incentivo ao conhecimento e à preservação. “Achei muito interessante, porque incentiva as pessoas a conhecerem os problemas da nossa cidade e do mundo”, comentou.

Outro estudante, da Escola Rezende Sobrinho, do bairro Tancredo Neves (zona leste), Daniel Galvão de Souza, 15, citou a seriedade das informações contida nas frases. “É muito interessante, porque essas frases conscientizam a sociedade a preservar o meio ambiente com mais seriedade”, finalizou.

A expectativa dos organizadores do estande é que passem pelo local mais de 2,5 mil  visitantes nos três dias do evento. Quem quiser conhecer o labirinto pode visitá-lo até este sábado, 23, na Estação Ciência no Clube do Trabalhador (Sesi), localizado na Alameda Cosme Ferreira, s/nº – Coroado 3, até às 21h30.

Dalva Berquet e Ulysses Varela– Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *