Lendas amazônicas são esquecidas por ‘geração Z’


A região amazônica sempre foi cultuada por um universo cercado de mitos e lendas. Uma parte destas histórias foram repassadas por gerações contadas por nossos antepassados até chegar às gerações atuais. Seja em uma roda de amigos ou contada pelos pais ou avós antes de dormir, a atenção não é desprendida para ouvir as estórias ligadas a seres monstruosos, pescadores e caçadores enfeitiçados ou sobre maldições entre tribos indígenas, tendo sempre como cenário a floresta amazônica. Mas este centro de cultura e lazer é esquecido com o surgimento de aparatos tecnológicos e crescimento de uma sociedade mais capitalista.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

As lendas amazônicas têm como base sempre algo relacionado ao imaginário dos moradores ribeirinhos ou pessoas mais idosas que relembram através destes contos uma parte de sua cultura, segundo eles, as estórias eram contadas sempre em família após as refeições ou entre amigos ao redor de uma fogueira sobre uma noite de luar, onde era propicio poder reviver com mais veemência o que estava sendo contado.

Atualmente o que pode se ver são jovens e crianças com interesses em passatempos [tecnológicos], que, muitas das vezes vão contra os níveis de idade estabelecido em uma sociedade mais antiga. Contudo, as crianças não podem ser culpadas pelos comportamentos, visto que cada um se adequou com as possibilidades de sua época.

Novos costumes surgem e se solidificam a cada dia e as estórias perdem cada vez mais espaço no cenário. Atualmente são poucos jovens e crianças que tem conhecimento sobre lendas amazônicas. Muitos dos que sabem por meios de pesquisas nem tanto convencionais como em revistas, livros e internet, e assim perdem o encanto de se ouvir uma estória ‘tenebrosa’.

O Programa Ciência na Escola (PCE), do Governo do Estado, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado do Amazonas (Fapeam), trabalha a ideia com alguns projetos de resgate das Lendas Amazônicas. Bem se sabe que caso haja a perda desta cultura possivelmente estará ‘enterrado’ toda uma história cultural construída ao longo de séculos pelos primeiros moradores ribeirinhos, indígenas e imigrantes que vieram com época do ciclo da borracha.

Na fanpage do PCE dentro do Facebook foi realizada uma enquete intitulada ‘O que você sabe sobre histórias e lendas da nossa região? E qual lenda você gostaria de conhecer?’ e a lenda escolhida foi a ‘Lenda do Mapinguari’ que você acompanha logo abaixo. Boa leitura!

 

Leia a matéria completa aqui

Fonte: PCE, por Thiago Eduardo

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *