Listas de contemplados nos RHs Doutorado e Mestrado são publicadas
26/09/2013 – Os resultados das análises das propostas submetidas aos dois editais de fluxo contínuo do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas, os RHs Mestrado (Edital 003/2013) e Doutorado (Edital 004/2013) já foram divulgados no portal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Ao todo, foram aprovadas nove propostas, sendo seis de doutorado e três de mestrado, que terão uma duração média de 10 a 47 meses. No total, o Governo do Amazonas está investindo, por meio da FAPEAM, mais de R$ 835 mil em bolsas e auxílios.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Contemplada na sétima chamada do RH-Mestrado, a professora Alessandra Santos de Queiroz desenvolverá uma pesquisa chamada ‘A relação entre orientador e orientado na produção do conhecimento na graduação’, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).
De acordo com Alessandra, o estudo objetiva compreender a produção científica na graduação, através da análise das monografias em seu processo de desenvolvimento e dos fatores que dificultam e facilitam a relação entre orientador e orientando durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
“Acredita-se que no momento da produção do TCC, o universitário deverá colocar em prática boa parte do saber científico adquirido durante a graduação e terá contato com um orientador”, disse.
A pesquisa será desenvolvida em três partes. Na primeira parte, será feita uma investigação bibliográfica para fundamentar teoricamente o projeto. Na segunda, explica ela, será realizada uma pesquisa de campo a fim de observar os fatos e os fenômenos que cercam o processo de orientação, que nesse caso desencadeiam o processo de autoria que culmina na produção do conhecimento na graduação.
“Na terceira e última parte será feita uma coleta de dados por meio de observação das orientações e uma entrevista com os orientandos. Em seguida, será realizada uma análise dos dados obtidos”, explicou Alessandra.
Apoio da FAPEAM
Alessandra está muito feliz com o apoio financeiro (no total de R$ 42 mil) que ela receberá da FAPEAM até o término do curso, previsto para julho de 2015.
“Estou muito feliz em saber que posso contar com o apoio da FAPEAM. Tudo seria mais difícil se eu não tivesse tal apoio, pois estou morando fora de Manaus. Assim, posso cursar o mestrado em Santa Catarina e arcar com as despesas de alimentação e moradia”, disse.
Sobre os programas
Os RHs Doutorado e Mestrado concedem bolsas de doutorado e mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em programas de pós-graduação recomendados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados do Brasil ou no Estado do Amazonas. Vale destacar que o programa de pós-graduação não pode ser atendido pelo Programa de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad).
Os programas são em fluxo contínuo, ou seja, serão ofertadas bolsas enquanto houver recursos.
Confira a lista da sétima chamada dos contemplados do RH-Mestrado, clicando aqui.
Confira a lista da sétima chamada dos contemplados do RH-Doutorado, clicando aqui.
Luiz Guilherme Melo – Agência FAPEAM