Literatura infantil é utilizada para o ensino de ciências


20/03/2013 – Um estudo desenvolvido na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) teve por objetivo promover o ensino diferenciado por meio da articulação entre as ciências e a literatura. O projeto intitulado ‘A literatura infantil como recurso metodológico para o ensino de ciências nos anos iniciais’ foi desenvolvido pela estudante de Pedagogia da Ufam, Érica Fritz, sob a orientação da Professora Mestre em Educação, Arlene Araújo Nogueira.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

 

A pesquisa foi aplicada com a turma do 4º ano da Escola Estadual Raio de Sol, no Conjunto Nova Cidade.  A história ‘A sementinha bailarina’, de Isa Ramos de Azevedo, foi utilizada para ensinar o processo de germinação das plantas por meio da contação de história.

O trabalho foi apresentado no 21º Congresso de Iniciação Científica (Conic) realizado em dezembro na Ufam.

Erica Fritz foi bolsista do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), uma iniciativa do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Sobre o Paic

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Ouça a reportagem completa, clique aqui.

Manoela Moura – Rádio com Ciência

Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • CAIXA DE SUGESTÕES FAPEAM

    qrcode_baner_decon_ouvidoria

  • Dados Abertos Fapeam

    banner_lateral

  • tela-inicial-site

  • pos_graduação_stricto_sensu_banner-lateral-site

  • banner-site--revista(1)

  • BANNER-SITE-PROTOCOLO-e1656689607339

  • Acesso à Informação

  • Sem título

  • banner-pesquisa-de-satisfacao (1)

  • falaBr-New