Livro estuda a educação dentro das empresas e seu reflexo na educação normal


A educação dentro das empresas e seu reflexo na educação normal é o tema principal do livro “A fábrica como espaço educativo”, de autoria da professora doutora Arminda Rachel Botelho Mourão. No livro, lançado no dia 16 de março, a pesquisadora avalia como as práticas pedagógicas empresariais começam a atingir a pedagogia, mudando os objetivos da Educação dos interesses sociais para a acumulação de capital, seguindo a lógica empresarial.  

Para escrever o livro, a autora conheceu e analisou o funcionamento de uma fábrica para discutir a organização da unidade, já que elas têm um projeto político pedagógico de formação próprio. “Essa formação atende aos interesses das empresas, voltados para a acumulação de capital”, diz Arminda Mourão.

As empresas classificam esta formação como “universidades corporativas”, que mantém uma espécie de curriculum, envolvendo práticas aplicadas desde a seleção até o treinamento permanente de funcionários.  

A pesquisadora defende que as práticas pedagógicas desenvolvidas nas empresas começam a ser absorvidas pelas escolas, dentro de um processo de adequação do sistema educacional à lógica de mercado. “A mudança da terminologia é o sintoma mais nítido dessa transformação. O aluno passa a ser visto como cliente; a administração escolar passa a ser gestão escolar”, avalia a pesquisadora.

Justamente por estar vinculada à prática empresarial, que atende à lógica de acumulação do capital, é que a escola passa estar cada vez menos voltada aos interesses da população. “Porque atende aos interesses do capital”, enfatiza.  

Entretanto, Arminda Mourão alerta que o atrelamento é uma característica desse início de século. “Essa é a nova organização social do trabalho, embora a lógica que se mantém ainda é a do século passado. A lógica de acumulação permanece, mas a forma de organização mudou”.

 

Michelle Portella  Decon/Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

  • Dados Abertos Fapeam

    banner_lateral

  • tela-inicial-site

  • Especial Cop 30

    LATERAL DE SITE (1)

  • agenda_fapeam_2025_pop-up-1024x1024

  • pos_graduação_stricto_sensu_banner-lateral-site

  • banner-site--revista(1)

  • BANNER-SITE-PROTOCOLO-e1656689607339

  • Acesso à Informação

  • Sem título

  • banner-pesquisa-de-satisfacao (1)

  • falaBr-New