Livro sobre design em produtos amazônicos é lançado no AM
08/03/2013 – O cenário literário ganhou uma obra voltada para profissionais do design. O livro ‘Cultura e design em produtos amazônicos’ foi lançado na noite de quinta-feira (07/03) no encerramento do 2º Congresso de Design do Amazonas. O evento recebeu apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos do Estado do Amazonas (Parev).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A obra é resultado dos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa ‘Cultura e Design da Amazônia’, que faz parte do curso de bacharelado da Universidade do Estado do Pará (Uepa).
De acordo com professora universitária Ninon Rose Jardim, a obra traz uma coletânea de artigos de diversos professores. "No livro, o leitor pode encontrar artigos no contexto de design artesanato, design joia, design editorial e outros", disse.
Lançado pela primeira vez em Manaus, o livro ainda será conhecido em Belém durante a Feira do Livro, que acontece no mês de abril.
Congresso
O 2º Congresso de Design do Amazonas aconteceu em Manaus nos dias 05, 06 e 07 de março, na sede da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi).
De acordo com Jardim, o congresso abriu espaço para o debate sobre o design amazônico na Região Norte. "Esperamos que mais tarde esse evento possa dar bons frutos para que, no futuro, possamos ter um congresso não só para o Amazonas, mas para todo o Norte", disse.
O evento contou com a presença de acadêmicos e professores de Design, Artes, Arquitetura, Administração, Comunicação e Engenharia. Durante três dias os participantes trocaram experiências por meio de palestras, mesa redonda, lançamento de livro, mostra de animação e workshops.
No encerramento, o designer argentino Christian Ullmann proferiu a palestra ‘Design, inovação e gestão – ferramentas para novos produtos, novos valores e novos contextos’. Ullmann é designer de produto, especialista em desenvolvimento de produtos com a utilização de recursos naturais renováveis, resíduos pré e pós-consumo e produção artesanal e semi-industrial. O designer utiliza seu trabalho como ferramenta para melhorar as interfaces entre cultura, criatividade, tradição, economia e tecnologia, promovendo atividades de geração de trabalho e renda, competitividade, desenvolvimento local e valorização do território.
Sobre o Parev
O programa apoia, com recursos financeiros oriundos do governo estadual, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas.
Rosa Doval – Agência FAPEAM