Livros Falantes ajudam na aprendizagem dos idiomas Inglês e Espanhol
18/12/2012 – Uma das grandes dificuldades enfrentadas pelos turistas ao chegar em um país desconhecido é a comunicação. Buscando solucionar o problema, pesquisadores amazonenses estão propondo lançar um kit com livros falantes que vai facilitar o aprendizado dos idiomas Inglês e Espanhol, voltado aos profissionais que lidam diretamente com os turistas como garçons, recepcionistas, taxistas e guias turísticos.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Trata-se do projeto ‘Livros Falantes para Ensino dos Idiomas Inglês e Espanhol para Profissionais do Trade Turístico’, que está sendo desenvolvido pelos inventores Marivaldo Albuquerque e Danielle Castro de Albuquerque e conta com o financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Pappe/Integração).
De acordo com Albuquerque, o projeto tem como objetivo desenvolver um novo método de ensino acelerado dos dois idiomas mais comuns que é o Inglês e o Espanhol voltado para profissionais como garçons, recepcionistas, taxistas e guias turísticos, que, devido sua função, estão sempre em contato com os turistas.
Ele ressaltou que o projeto se justifica por facilitar a aprendizagem de forma rápida, uma vez que os dois próximos grandes acontecimentos esportivos a acontecerem no País (Copa do Mundo e Olimpíadas) abrem oportunidades para a divulgação do Brasil, principalmente do Estado do Amazonas. Por isso, é preciso que os profissionais do trade turístico local estejam preparados para receber corretamente o turista, facilitando a comunicação.
“Este projeto terá como resultado um kit composto por sete livros (três de Inglês, três de Espanhol e um de técnicas de turismo receptivo), uma caneta falante e um programa de estudo. O kit será uma nova e importante contribuição tanto para uso nas escolas quanto para uso individual, no caso de alunos autodidatas. Ele poderá ser utilizado em qualquer lugar, sem a necessidade de computador, ou qualquer outro equipamento, apenas os livros e a caneta falante”, enfatizou.
Ainda segundo ele, a expectativa para a venda do produto no primeiro ano, é de 500 kits para cada cidade-sede da Copa 2014.
Apoio da FAPEAM
Para Albuquerque, o apoio da Fundação foi fundamental para o andamento do projeto. “A FAPEAM contribui para que os pesquisadores possam tirar ideias do papel e transformá-las em produtos para facilitar o dia a dia das pessoas, como os Livros Falantes que irão contribuir para uma boa comunicação”, finalizou.
Sobre o Pappe Integração
O Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas na Modalidade Subvenção Econômica a Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (Pappe Integração) visa ao apoio financeiro, na forma de subvenção econômica, e custeio de atividades de Pesquisa, Desenvolvimento e/ou Inovação (PD&I) realizados por Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MEEPPs), de acordo com a Lei 10.973, de 2 de dezembro de 2004 (Lei da Inovação), regulamentada pelo Decreto 5.563, de 11 de outubro de 2005.
Rosa Doval – Agência FAPEAM