Manacapuru recebe seminário de avaliação do PCE


 Manacapuru (AM) – Com temas relacionados ao meio ambiente, ecologia, literatura, cultura alimentar, internet, condicionamento físico e formação de leitores, aconteceu na tarde desta quinta-feira (10/12) o Seminário de Avaliação do Programa Ciência na Escola (PCE), na Escola Estadual José Seffair, bairro da Terra Preta, em Manacapuru (distante 80 quilômetros de Manaus).

O PCE é uma iniciativa da FAPEAM com objetivo de estimular a participação de professores e estudantes da rede estadual de ensino público no Amazonas em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas.

O programa, em sua 3ª edição, tem se mostrado uma estratégia bem-sucedida na formação de pesquisadores ainda na fase escolar, contribuindo para o crescimento da pesquisa científica no Estado. Esta edição do PCE foi desenvolvida em parceria com as secretarias estadual e municipais de educação.  

 

 

 

 

“A internet como instrumento auxiliar na aprendizagem” foi um projeto desenvolvido pelas alunas Sthefanny Sales, Débora Carvalho, Laina Barbosa, Ana Beatriz Bezerra, em conjunto com a orientadora Joristela Queiroz, que abordou a construção do conhecimento por meio da internet.

 

 

 

 De acordo com a estudante Débora Carvalho, o grupo criou um blog chamado "Educar é a nossa meta", que visava à troca de experiências e ideias de pesquisa. “A internet serve como instrumento auxiliar na aprendizagem”, destacou a bolsista do PCE.

 Já o projeto “A avaliação antropométrica da medida de peso dos alunos do ensino fundamental”, do estudante Max William, sob orientação do professor João Messias Furtado, tratou da importância da alimentação balanceada para manutenção do condicionamento físico dos alunos do 8º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Agra Reis. “Aprendemos sobre reeducação alimentar, como trocar as comidas gordurosas pelas mais saudáveis”, afirmou Max.

 Outros trabalhos apresentados durante os seminários foram “A formação do leitor a partir das pesquisas em jornais”; “Jornal informativo escolar”, “Escola ecológica”, “Incentivo à leitura usando a literatura infanto-juvenil”, “Ensino da matemática através de jogos e brincadeiras tradicionais”, “Traga-óleo”, “Apurinãs: um resgate cultural” e “Conservação ambiental na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro”.

Nova Edição

A FAPEAM, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), está com as inscrições abertas, até o próximo dia 22/12, para a 4ª Edição do PCE. A estimativa é apoiar até 180 projetos na capital e no interior do Estado, com 1.260 bolsas.

 

 As propostas aprovadas serão financiadas com recursos de custeio, capital e bolsas no valor de R$ 2.646.468 milhões, investidos pela FAPEAM e Seduc. A execução dos projetos deverá ter duração de 6 meses, com início previsto para maio de 2010.

 

 

 

 

 

 

 

Carlos Fábio Guimarães – Agência Fapeam
Enviado especial a Manacapuru

 

 

 

/

 

O projeto "Cultura Alimentar Amazônica", desenvolvido pela professora Raimunda Francisca Oliveira com alunos do 9º ano do ensino fundamental na área de Ciências Naturais, pesquisou o desenvolvimento dos conteúdos relacionados a alimentação, desenvolvimento humano e saúde.

 

Na ocasião do seminário, foram apresentados 13 projetos de pesquisa, com destaque para os projetos “Cultura Alimentar Amazônica”, “A internet como instrumento auxiliar na aprendizagem” e “A avaliação da medida de peso dos alunos do ensino fundamental”.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *