Manaus e Itacoatiara receberão 1ª edição da oficina ‘Culinária da Amazônia’
Atividade tem apoio da Fapeam, é direcionada para estudantes de rede pública de ensino e faz parte da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Como parte da programação da 13ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que este ano tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil”, os municípios de Manaus e Itacoatiara vão sediar a primeira edição da oficina “Culinária da Ciência”. A atividade é direcionada para alunos da rede pública de ensino e acontece entre os dias 17 e 31 de outubro.
O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI) e conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam) e de outras instituições. A 13ª edição da SNCT contará com 39 de dias de atividades relacionadas à CT&I.
De acordo com Gerência de Apoio à Popularização da Ciência da Seplan-CTI, o tema definido para as oficinas tem estreita ligação com a temática da SNCT. Nas oficinas serão tratados assuntos diversificados sobre: alimentação saudável, segurança alimentar e manuseio e preparo adequado de alimentos.
O foco das oficinas é apresentar atividades que despertem o interesse e motive os estudantes da rede pública à mudança de hábitos alimentares, por meio de oficinas educativas sobre segurança alimentar e nutricional nos municípios participantes. A expectativa é que alunos dos ensinos fundamental e médio, na faixa etária de 6 a 20 anos, participem da ação.
Em Manaus, as atividades serão realizadas nas dependências das escolas estaduais: Benayon Sabba, no bairro São Jorge (26/10); Aldeia do Conhecimento, na Cidade Nova (27/10); Nossa Senhora Aparecida, bairro Aparecida (28/10) e CeTi Elisa Bessa Freire, Jorge Teixeira (21/10). Já em Itacoatiara, a 176 km de Manaus, as oficinas serão realizadas nas dependências do campus da Ufam e do Ifam, nos dias 17 e 18, respectivamente.
Cronograma
A oficina seguirá a sequência de quatro momentos: Rodada de Abertura, Atividade do Esquenta, Atividade Principal e Rodada de Reflexão. A proposta estrutural das oficinas pretende facilitar o planejamento e, com isso, favorecer o andamento e aproveitamento das atividades.
A oficina será coordenada por uma equipe multidisciplinar e contará com participações de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa-MCTI) e da Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ).
Francisco Santos – Agência Fapeam
Foto: Érico Xavier – Agência Fapeam