Manaus ganha espaço para discussão da ciência
Com a proposta de facilitar o acesso da população a pesquisas e descobertas científicas, por meio de debates em meio a um clima favorável ao conhecimento, as Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a empresa Saraiva MegaStore Manaus deram início na tarde desta quarta-feira (24/6), às 15h, ao programa Encontro com a Ciência.
A proposta do programa é, duas vezes por mês, realizar palestras gratuitas, abertas ao público, no Espaço Thiago de Mello, dentro da Saraiva MegaStore, no Shopping Manauara, zona centro-sul da cidade, em que temas como ciência, tecnologia e inovação sejam discutidos a partir de uma linguagem popular.
De acordo com o diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Sena, trata-se de uma iniciativa pioneira no Estado do Amazonas. “É mais uma ação da Fapeam, em conjunto com as demais instituições envolvidas, em que a meta é difundir conhecimento científico para públicos que não têm diálogos mais restritos com o segmento social dos cientistas”.
Sena ainda ressaltou a particularidade do espaço, pois trata-se de um shopping, o qual diversas pessoas, de diferentes grupos sociais, frequentam. “É algo muito particular. Devemos perceber, nesse sentido, que se trata de uma ação direcionada, a partir da qual diversas oportunidades de difusão científica estão sendo efetivadas”, ressaltou o diretor-presidente da Fapeam, pouco antes do início da palestra do secretário da Sect, José Aldemir de Oliveira, geógrafo de formação, que inaugurou o ciclo de debates científicos agendado para ocorrer no local.
O secretário de Estado de Educação e Qualidade do Ensino, Gedeão Amorim, e o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UEA, José Luiz Pio, participaram da mesa oficial de abertura do evento. Pesquisador da área de conhecimento que avalia a geografia no âmbito amazônico, sobretudo no contexto das cidades, Oliveira ressaltou a temática das transformações sociais e urbanas que Manaus, por conta da Copa do Mundo de Futebol de 2014, deverá sofrer. O secretário, que também é professor titular da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e lidera o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Cidade na Amazônia (Nepecab), ressaltou que os novos espaços a serem construídos por conta da Copa de 2014 deverão ser planejados com responsabilidade social.
No que tange ao programa Encontro com a Ciência, Oliveira enfatizou o interesse de todas as partes envolvidas na atividade em mostrar o que está sendo pesquisado no e sobre o Amazonas. “É preciso que o conhecimento seja divulgado ao máximo e os resultados desses trabalhos sejam revertidos em benefícios para a população daqui”, afirmou ele, que atualmente desenvolve ações científicas no sentido de avaliar as relações do Pólo Industrial de Manaus (PIM) com a ocupação urbana ao longo da BR-174 (Manaus-Boa Vista).
Participação de estudantes
A ideia do projeto é atingir segmentos diferentes como alunos do ensino fundamental e médio, nos períodos vespertinos e noturnos. Foi a partir dessa perspectiva que, com o tema “Manaus: do Forte à Metrópole”, o secretário estadual de C&T, José Aldemir de Oliveira, iniciou o ciclo de palestras. Alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Senador Petrônio Portela, integraram-se ás discussões sobre a expansão urbana de Manaus.
O projeto
Nesta primeira fase do projeto, serão difundidos pesquisas e trabalhos científicos financiados pelo Governo do Amazonas, por meio de secretarias e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e realizados pelas instituições de ensino em todos os níveis. A Fapeam tende a funcionar como instituição que poderá sugerir pesquisadores a serem os palestrantes mensais, por ter um banco de dados atualizado com os diferentes estudos que estão sendo realizados no Estado e fora dele, a partir de fomento local.
Serviço
Informações sobre o projeto:
Sect – (92) 4009-8110
Saraiva MegaStore – (92) 3236-9200 R.203
Renan Albuquerque – Agëncia Fapeam