Manaus receberá exposição do Ano Internacional da Biodiversidade
06/08/2010 – Manaus irá receber em novembro a Exposição Itinerante do Ano Internacional da Biodiversidade, lançada pelas Nações Unidas para estimular o mundo a agir pela proteção da biodiversidade.
Com 19 painéis, a exposição estará no 15º Encontro Nacional do Programa de Escolas Associadas da UNESCO, de 21 a 23 de outubro. Logo depois será levada para Brasília, nos dias 08 e 09 de novembro, durante a celebração do Dia Mundial da Ciência pela Paz e pelo Desenvolvimento. A mostra já passou por São Paulo em junho e julho.
“Biodiversidade é vida, biodiversidade é a nossa vida” é o tema da exposição. A mostra permite, por meio de exemplos, compreender a estreita relação que o ser humano tem com todos os organismos vivos ao seu redor e as consequências do seu estilo de vida sobre o meio ambiente.
A exibição é uma parceria da Embaixada da França no Brasil com as Alianças Francesas e a UNESCO. Até 15 de agosto estará na Aliança Francesa de Brasília e de 26 de agosto a 23 de setembro na Aliança Francesa de Belém. Nos meses seguintes, será trazida para Manaus (22/11 a 19/12).
Blog do Ano Internacional da Biodiversidade
O ano de 2010 foi declarado pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Biodiversidade (AIB), cujo objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da biodiversidade para nossa qualidade de vida, refletir sobre os esforços já empreendidos e promover e dinamizar as iniciativas de trabalho para reduzir a perda da biodiversidade.
E para ajudar neste processo está no ar o Blog do Ano Internacional da Biodiversidade: http://blog.mma.gov.br/biodiversidade2010
O blog é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e reunirá notícias e informações sobre o AIB, além de informações para melhor compreensão da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB).
A convenção é o mais importante acordo internacional sobre o tema e seus pilares são a conservação da biodiversidade, a utilização sustentável da biodiversidade e a repartição justa e equitativa dos benefícios derivados do uso dos recursos genéticos.
O Brasil foi o primeiro país a assinar a CDB durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD) em 1992, no Rio de Janeiro.
De 18 a 29 de outubro de 2010 acontece a 10ª edição da Conferência das Partes, em Nagoya, no Japão. Durante a COP, conferência da ONU sobre mudanças climáticas, que acontece de dois em dois anos, são tomadas decisões que detalham a CDB e que podem estabelecer protocolos, programas de trabalho ou ainda metas específicas.
A COP é o órgão supremo decisório da CDB, com a participação de delegações oficiais, observadores de países não-parte, representantes dos principais organismos internacionais, organizações acadêmicas, não-governamentais e empresariais, lideranças indígenas, imprensa e demais observadores.
Agência Fapeam
Com informações do Jornal da Ciência e UNIC Rio