Manaus sedia congresso sobre psicodinâmica do trabalho
Pesquisadores do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Goiás, Brasília, e de países como Argentina, Colômbia, Chile, França e Canadá estão reunidos, no Amazonas, para discutir as condições que marcam as diferentes situações de trabalho no contexto contemporâneo
As Universidades Federais do Amazonas (Ufam) e de Brasília (UnB), em parceria com o governo do Estado via Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest – vinculado à Secretaria de Estado de Saúde) realizam, até o dia 23 deste mês, em Manaus, o IV Congresso Brasileiro de Psicodinâmica e Clínica do Trabalho.
O evento, realizado no Tropical Hotel, reúne pesquisadores para discutir as condições que marcam as diferentes situações de trabalho no contexto contemporâneo. O Congresso conta, ainda, com aporte financeiro do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) no âmbito do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Amazonas (Parev).
De acordo com a presidente do Congresso, Rosângela Dutra, a psicodinâmica do trabalho é uma abordagem teórica e metodológica consolidada que fundamenta pesquisas e intervenções nas organizações de trabalho, possibilitando o estudo da dinâmica das relações no espaço produtivo e suas repercussões.
“O trabalho também pode conduzir ao fortalecimento da identidade, à superação das dificuldades e, até mesmo, se constituir em fonte de prazer”, disse Rosângela Dutra.
Participam do congresso pesquisadores do Pará, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rondônia, Goiás, Brasília, Argentina, Colômbia, Chile, França e Canadá.
A conferência de abertura foi proferida, na última terça-feira (21/10), pela pesquisadora francesa Dominique Lhuilier que falou sobre “Psicopatologias do trabalho contemporâneo: novos desafios clínicos”.
Sobre o Parev
O Programa consiste em apoiar a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação: congressos, simpósios, “workshops”, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.
Fonte: Assessoria do Congresso