Manaus sedia debates sobre educação científica e meio ambiente


02/05/2012 Discutir a produção científica e a relação entre jornalistas e cientistas na árdua tarefa de divulgar e popularizar a ciência para as crianças. Esse foi um dos temas abordados durante o  ‘Educarte,’ evento realizado em Manaus para discutir questões relacionadas à educação, ciência e arte.

Realizado na última semana de abril, o evento contou com a presença da jornalista e responsável pela revista ‘Ciência Hoje das Crianças, Bianca Encarnação, que destacou o desafio de convencer os pesquisadores a escreverem matérias sobre as pesquisas realizadas por eles mesmos e as dificuldades enfrentadas para a publicação da revista.

“Os cientistas enviam as matérias para os jornalistas, as quais são decodificadas para uma linguagem infantil, para que as crianças possam entender o universo da ciência. Para isso, nós temos editores científicos, entretanto, quando nós não conseguimos convencer o cientista a escrever, nós vamos até ele e fazemos a matéria”.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O encontro realizado no Museu da Amazônia (Musa), contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev) e com apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

O debate contou com a presença de vários representantes de projetos de todo o País e convidados, entre eles, o estudante de teatro e professor de Matemática pela PUC/RS, André Ayala; a bióloga e pesquisadora do Instituto Nacional de Educação do Brasil, Nuriti Bensusan; a engenheira florestal, Silvia Kataoka; o mestre em Física pela Universidade de São Paulo (USP), Hélio Dias, e a professora e pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Débora d´Ávila.

Projetos voltados a crianças

vspace=10Alunos e professores de escolas públicas de Manaus prestigiaram a exposição de projetos com temática voltada à divulgação científica para crianças, como por exemplo, o da jornalista Bianca Encarnação.

Na oportunidade, foram apresentados vários trabalhos realizados pelo projeto, o que segundo a jornalista envolve as áreas de Ciências Humanas, Exatas, Meio Ambiente, Zoológica e Biológica.

“A CHC é a primeira revista brasileira sobre ciência para crianças. Criada em 1986, a revista contém publicações voltados a temas ligados à biologia, física, química, história, geografia e natureza, debatidos por meio de histórias criadas para tratar de assuntos que envolvem Ciência”, destacou a jornalista

A revista ganhou o ‘Prêmio José Reis de Divulgação Científica’ e atualmente, mais de 60 mil escolas públicas do Brasil recebem a revista em suas bibliotecas.

Crianças em pauta

Para a assessora de Divulgação Científica do Musa, Mariana Ferraz, é de fundamental importância fazer a divulgação de projetos voltados para crianças, pois  segundo ela, as crianças e adolescentes são as que mais visitam o Jardim Botânico localizado no Musa, para conhecer os projetos e pesquisas.

“A criança tem essa questão da curiosidade e devemos aproveitar essa curiosidade  nelas para inserir as questões ambientais, apresentando projetos voltados para elas onde elas poderão conhecer a importância da Ciência de uma forma lúdica”, afirmou Mariana.

Sobre o Parev

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas.

Redação: Nefa Costa

Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *