Manaus sedia o 61º Congresso Nacional de Botânica (CNBot) na próxima semana
01/09/2010 – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) em parceria com a Sociedade Botânica do Brasil (SBB) realizam no período de 5 a 10 de setembro, na cidade de Manaus (AM), o 61º Congresso Nacional de Botânica (CNBot), com a temática “Diversidade Vegetal Brasileira: Conhecimento, Conservação e Uso”.
A solenidade de abertura acontece no dia 5 às 19h30, no auditório Eulálio Chaves, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e as demais atividades serão realizadas nas dependências do Inpa e no Stúdio 5 Centro de Convenções.
Durante a semana serão realizados minicursos, simpósios, mesas-redondas, palestras e sessão de pôsteres, todos voltados para a diversidade vegetal brasileira, bioprospecção de plantas, dendrocronologia em florestas da Amazônia, estratégias de ensinagem em botânica, uso básico de GPS nas coletas e trilhas e ilustração botânica.
Nos simpósios estarão em pauta a dinâmica da vegetação dos últimos milênios em ecossistemas brasileiros, plantas alimentícias não-convencionais, dendroecologia em biomas brasileiros, conhecimento e uso das algas na avaliação da qualidade da água, interação planta-inseto, repatriação de informações sobre a diversidade de plantas no Brasil, além de apresentação das perspectivas para conservação e sustentabilidade na Amazônia.
O Congresso tem o objetivo de apresentar e discutir temas de relevância para a botânica brasileira que estejam inclusos na atualidade das pessoas, como por exemplo, efeitos de poluentes originários de queimadas induzidas para fins agrícolas na Amazônia.
A Sociedade Botânica do Brasil (SBB) ainda concederá durante o CNBot o Prêmio Verde, que será conferido ao melhor trabalho científico apresentado por estudantes de graduação inscritos para este propósito.
O evento conta com o apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Estado do Amazonas (Ifam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Conselhos Federal e Regional de Biologia (CFBio/CRBio), Fundação Amazonas Sustentável (FAS), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e o Governo do Estado do Amazonas.
Sobre o Parev/FAPEAM
O Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas da FAPEAM consiste em apoiar, com recursos financeiros, a realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas.
Mais informações no site do CNBot.
Agência FAPEAM
(Com informações de Eduardo Gomes/INPA)