Manaus sediará congresso internacional de Ergonomia e Biomecânica


04/01/2013 – No período de 30 de maio a 2 de junho, a capital amazonense vai sediar a primeira edição do ‘International Congress of Biomechanics and Ergonomics (Bioergonomics)’ promovido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

 

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Segundo o coordenador e mestre em Biomecânica, Jansen Atier Estrazulas, o evento tem por objetivo ampliar a discussão sobre a aplicação da Ergonomia, disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre seres humanos que abrange a discussão da saúde do trabalhador, assim como promover o intercâmbio entre alunos e profissionais para futuros convênios e possíveis qualificações em outros locais.

“A proposta é trazer a Manaus, pela primeira vez, profissionais qualificados nacional e mundialmente da área de Ergonomia e Biomecânica. Além, de oferecer aos participantes palestras, minicursos e apresentação de artigos científicos completos que serão publicados na Revista Argentina Indexada pela Capes, a Lectures EF Deportes – Qualis B3 – Interdisciplinar”, explicou.

O coordenador salienta que a primeira edição do evento tem importante relevância para o Estado na abordagem do tema sobre a saúde do trabalhador. “O evento vem contribuir para  um tema  ainda muito carente na região que é a Ergonomia. É preciso ressaltar a importância da atenção à saúde do trabalhador, principalmente por sermos inseridos em um grande polo industrial”, declarou.

O evento contará com a participação de quatro professores internacionais, sendo dois dos EUA, um da Argentina, e o destaque para o PhD Shrawam Kumar da Índia, que é referência no mundo na área. Além destes, o congresso contará com a presença de seis palestrantes de outros Estados brasileiros, considerados referência na área.

Expectativas 

Estrazulas destaca que o evento pretende contribuir para a ampliação da qualificação em níveis maiores, como a Pós-graduação Stricto Sensu. “Com este evento, pretende-se melhorar a produção científica dos pesquisadores locais, como professores e estudantes da UEA, Ufam e demais universidades, além de chamar os pesquisadores de outras localidades para participar e trocar informações, uma vez que a parte científica do evento terá a participação de uma Revista Argentina”, frisou.

Sobre o programa 

O programa de apoio à realização de eventos científicos e tecnológicos no Estado do Amazonas, consiste em apoiar, com recursos financeiros, parcialmente, a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais sediados no Estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação: congressos, simpósios, “workshops”, seminários, palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

Janaina Karla – Agência FAPEAM

Mais notícias>>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *