Manaus terá um carnaval científico e futurista em 2012


02/02/2012 – Quem for assistir ao carnaval de Manaus no sambódromo em 2012 vai ter a oportunidade de presenciar um pouco do que se espera da ciência para o futuro. Esta pelo menos é a proposta do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba A Grande Família, localizado no bairro São José, zona leste de Manaus.

A parceria entre Ciência, Tecnologia e Inovação com samba tem dado certo no carnaval do Rio de Janeiro e essa integração um tanto quanto inusitada será apresentada na avenida aqui em Manaus. Para desenvolver o enredo a escola conta com o apoio do Governo do Estado do Amazonas e a Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect/AM).

Enredo

Durante a seleção do tema para o carnaval de 2012, o carnavalesco Luizinho Andrade junto com a compositora Nádua Moura, explanaram o tema envolvendo tecnologia e futuro. Segundo o carnavalesco, Jorge Granjeiro, o tema foi bem recebido pela comunidade que se motivou a entender mais sobre ciência.

"A comunidade foi bastante receptiva, o que nos motivou para desenvolver o tema na avenida. No início foi meio tumultuado, pois havia o questionamento sobre como mostrar o futuro sendo que ele é incerto. A partir daí veio o incentivo de mostrar tecnologia e ciência, pois a cada instante engenheiros, cientistas e profissionais se voltam a encontrar soluções para o nosso dia a dia", explicou o carnavalesco Jorge Granjeiro.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A apresentação do enredo está dividida entre os cinco setores que formam a sociedade: educação, medicina, alimentação, telecomunicação e recursos naturais.

vspace=10De acordo com Granjeiro, o desfile vai ser ousado e vai surpreender os presentes no sambódromo. "Nosso desfile vai ser ousado, vamos mostrar o que as pessoas ainda não viram. As fantasias e adereços ficaram lindas e foram baseadas nas divisões, sempre levando para o lado da conscientização e mostrando que C,T&I estão em todo o lugar", salientou.

Os carnavalescos destacam que o ponto alto do enredo é a presença do homem em todos os campos científicos. Eles acreditam que a fusão do conhecimento com homem faz com que seja necessária a evolução. “A cada instante pesquisadores e cientistas de todas as partes do mundo tentam descobrir curas para as mais diversas doenças e formas para melhorar a qualidade de vida, vamos mostrar isso na avenida”, destacou Granjeiro.

Para o carnavalesco e compositor Luizinho Andrade, as cinco alegorias vão mostrar  como a sociedade interage com os avanços da tecnologia. "A primeira das alegorias é a educação, sem educação e sem conhecimento o ser humano não chega a lugar nenhum. Na Medicina, vamos mostrar que os pesquisadores e cientistas estão buscando curas para os males da humanidade. No campo da alimentação, vamos mostrar que sem a nossa maior fonte de energia não existe futuro. Sobre  as telecomunicações, será mostrado que a divulgação tem que ser feita a partir dos resultados obtidos e, por fim, os recursos naturais, que trará nosso maior recurso, a água, a maior fonte de vida", disse.

A escola A Grande Família entra no sambódromo no dia 18 de fevereiro como a quarta escola a se apresentar, no horário das 21h.

Ficha Técnica

A escola conta com os carnavalescos Jorge Granjeiro e Luizinho Andrada, que também é compositor junto com Nadua Moura e os intérpretes: Herlon da Grande Família, Kabeça, Douglas Brasil, Marcinho e Alan Vasconcelos, que vão parar a avenida ao som de 300 ritmistas. Três casais de mestre-sala e porta-bandeira, sendo um casal mirim, uma ala das baianas composta por 100 componentes e 15 membros compõem a comissão de frente. A escola entrará no sambódromo com o número de 4.100 foliões, distribuidos em 28 alas.

Para saber mais sobre a escola, clique aqui.

Redação: Rafaela Vieira

Edição: Ulysses Varela  – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *