Mapa realiza seminário de agronegócio na Fiam 2009
A realização de um seminário para discutir o potencial exportador do agronegócio no Amazonas e o plano estadual de agricultura orgânica serão algumas das atividades apresentadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) na quinta edição da Feira Internacional da Amazônia (Fiam).
A diretora de políticas agropecuárias do Mapa, Neuza Oliveira, disse que vai ser apresentado o plano de produção integrada, que é um sistema moderno para elevar os padrões de qualidade dos alimentos.
“O objetivo primordial da produção integrada é oferecer produtos seguros para a saúde humana e animal, atendendo às crescentes exigências de mercado”, afirmou.
Oliveira destaca que outra preocupação do Mapa no Amazonas é com relação à política de qualidade das mudas. Ela conta que os viveiros ainda trabalham de forma amadora e é preciso qualificar e tecnificar os profissionais que trabalham com mudas. “Todas as sementes vem de fora e precisam passar por um processo de adaptação”.
Produtos orgânicos serão mostrados na Fiam
O técnico em agricultura orgânica do Mapa, André Levy, disse que no Amazonas as experiências mais destacadas na produção de alimentos orgânicos são o açaí do município de Codajás e o guaraná de Maués, que possuem selos de certificação e têm uma grande aceitação no mercado internacional.
Produtos orgânicos dos Estados da Amazônia Ocidental serão apresentados em um estande exclusivo durante a Fiam 2009. Esta é a primeira vez que a Feira dedica um espaço para os orgânicos regionais.
Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam