Maranhão sedia 1ª Jornada de Ciências Sociais e reunião da Rede Brasil-EUA
06/03/2012 – No período de 25 a 29 de junho, serão realizadas a 1ª Jornada Internacional de Ciências Sociais e a 2ª Reunião da Rede Brasil Estados Unidos com o tema ‘Ambiente, Sociedade e Governança’, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizada na Avenida dos Portugueses, 1966, Bacanga, São Luís-MA.
O objetivo dos eventos é buscar reunir pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa brasileiras e estrangeiras para discutir agendas de pesquisas associadas à governança ambiental nos seus mais variados aspectos, e assim promover espaço de aprofundamento dessas reflexões com especialistas nacionais e internacionais para um público amplo e qualificado.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Durante os eventos serão realizadas conferências sobre os seguintes temas: Contribuições das Ciências Sociais à reflexão sobre a temática ambiente, sociedade e governança; Cultura, natureza e conhecimentos tradicionais; Caminhos da Liberdade para egressos do cativeiro da Bagaceira: transformações sociais do Nordeste em retrospectiva (1960 – 2010). Todas serão ministradas por professores ou pesquisadores especialmente convidados pela comissão organizadora do evento.
Cada mesa-redonda será composta por até quatro professores/pesquisadore. Os textos, produzidos por grupos de trabalhos, de acordo com o tema do evento, serão apresentados na forma de comunicação oral e devem conter no mínimo oito e no máximo 15 laudas.
As sessões de pôsters reunirão trabalhos de estudantes e de graduados e pós-graduados apresentados na forma de comunicação oral com suporte físico de banner contendo: nome do evento, título do trabalho, autor(es), introdução, objetivos, metodologia.
A 1ª Jornada Internacional de Ciências Sociais tem como público-alvo pesquisadores, professores, alunos de graduação, estudantes de programas de pós – graduação da UFAM, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), da Universidade Estadual do Amazonas (Uema), e de outras instituições brasileiras de ensino superior, profissionais ligados a institutos de pesquisa, órgãos públicos, empresas privadas e movimentos sociais e organizações não-governamentais.
Na Rede Brasil Estados Unidos, o público é de professores e pesquisadores de várias áreas disciplinares e de distintas universidades brasileiras e dos Estados Unidos, dando continuidade às discussões iniciadas em Boulder, na Universidade do Colorado, em 2012.
Redação: Jéssica Fernandes – Agência Fapeam