MCT irá apresentar plano de desenvolvimemto na área para o País
O anúncio do plano foi feito ontem (3) pelo ministro Sergio Rezende, no Rio de Janeiro, onde recebeu a homenagem e o apoio da Academia Brasileira de Ciências em razão de sua atuação à frente do MCT. Em entrevista à imprensa, Rezende adiantou que a estratégia prevê 12 ações focadas em diretrizes já determinadas, que vão fazer com que a área de C&T tenha um papel cada vez mais destacado no desenvolvimento do País.
Expandir e consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; criar um ambiente favorável à inovação nas empresas; fortalecer as atividades de pesquisa nas áreas estratégicas de biocombustíveis, programas espacial e nuclear, clima e Amazônia, além de promover a popularização e o ensino das ciências. Estas são as diretrizes gerais do novo plano, que na próxima semana será apresentado ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, informou o ministro.
Em seguida, ele será debatido pela comunidade científica, empresários e outros segmentos da sociedade envolvidos em sua execução. Sergio Rezende afirmou ainda que, para tornar mais efetiva a aplicação do plano, será buscada uma maior integração com outros órgãos de governos, em parcerias e trabalhando na formação de redes de conhecimento.
O presidente da Academia Brasileira de Ciências, Eduardo Krieger, elogiou a gestão do ministro Rezende, ressaltando, sobretudo, seu discernimento em relação à política de C&T: “Ele tem a visão clara de que Ciência e Tecnologia não pertencem a governos, trata-se de política de Estado, e esta é a visão responsável de um ministro que é, também, um cientista e um homem público a quem respeitamos”, afirmou.