MCTI anuncia ações para pesquisa, desenvolvimento e inovação


24/09/2013 – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, e o secretário de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, anunciaram neste mês, em São Paulo, um edital para atrair centros de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A iniciativa pretende estimular e orientar empresas nacionais e estrangeiras a desenvolver pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação. As propostas aprovadas na chamada pública contarão com R$ 14 milhões em recursos de bolsas oriundos do FNDCT/CT-Info, administrados pelo Centro Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). O valor máximo a ser financiado é de R$ 2 milhões para cada projeto, com contrapartida igual ao valor fornecido.

“O edital ficará aberto por 45 dias e os critérios técnicos de avaliação são: grau de inovação, relevância, adequação dos recursos humanos, sinergia entre as áreas de pesquisa e desenvolvimento e integração com outras pesquisas e instituições, nacionais ou estrangeiras”, disse Almeida.

A chamada pública permite a inscrição de propostas apresentadas por empresas, instituições científicas e tecnológicas (ICTs) ou consórcios entre empresas e ICTs, tanto universidades como centros de pesquisa. As equipes de cada projeto podem contar com pesquisadores brasileiros e estrangeiros.

Um dos principais objetivos do programa é incentivar a atuação de pesquisadores brasileiros em centros de P&D, integrando as demandas do setor público com a capacidade dinamizadora da iniciativa privada.

“Há uma procura grande de empresas interessadas em investir no Brasil. Temos que estimular parcerias público-privadas, aliando a transformação do conhecimento em bens econômicos das empresas privadas com os esforços em pesquisa do setor público”, destacou Raupp.

Ouça o programa completo, clique aqui.

Fonte: Ascom do MCTI

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *