MEC destinará R$ 409 mil para programas e projetos da UEA


07/01/2013 – Dois programas e três projetos de extensão da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) ganharão vida, a partir deste ano, quando receberão os recursos da ordem de R$ 409 mil que obtiveram do Ministério da Educação (MEC) pela aprovação no Programa de Extensão Universitária (Proext) 2013. A execução de cada um dos trabalhos – todos na área da saúde, sendo a maioria para oferta de serviços odontológicos, deve acontecer num prazo de até 12 meses, tendo como data limite o dia 31 de dezembro de 2013.

 

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Entre os aprovados, destaca-se o programa ‘Análise citogenética e implementação de um serviço de informação genética e orientação clínica e odontológica ao público atendido em instituições de apoio a pacientes especiais’, que será coordenado pelo professor doutor em Genética da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA), Cleiton Fantin. Entre os centenas de programas submetidos à avaliação, o da UEA foi classificado entre os dez primeiros.

O serviço será oferecido nas dependências da Policlínica Odontológica da UEA e, segundo o professor Cleiton, visa orientar pais e amigos da população atendida na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). “É possível identificar determinantes genéticas relacionadas ao retardo mental, bem como sobre a importância dos mesmos terem um acompanhamento profissional adequado às suas necessidades. Desta forma, será possível interceptar problemas característicos da anomalia e minimizar efeitos tardios e, assim, fazer com que o público-alvo da Apae possa ter um melhor desenvolvimento cognitivo resultando na inclusão social”, explicou.

No Amazonas, o atendimento a pessoas com alterações genéticas não corresponde à demanda, destacou Cleiton. Ele também acrescentou que a implantação do serviço irá possibilitar a obtenção de cariótipo para análise específica. “Esse serviço permitirá uma melhor qualidade à saúde pública no Estado junto a esse público e especialmente devido à participação ativa de uma equipe multidisciplinar formada a partir de profissionais da UEA com a finalidade de promover a saúde coletiva e demonstrar que uma população com retardo mental, pode sim, ser inserida na sociedade”, salientou. 

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/uea10.jpgPara professora da ESA, Lucivana Prata de Souza, o serviço disponibilizará, além da confirmação do diagnóstico clínico para alterações cromossômicas, através da análise citogenética, popularizar os protocolos clínicos, odontológicos e cuidados especiais, pessoas atendidas em instituições de apoio a pacientes especiais. “A partir do laboratório será possível verificar a frequência dos diferentes tipos de patologia e condições genéticas do público atendido nas instituições de apoio a pessoas especiais participantes para, desta forma, possibilitar uma melhor qualidade de vida aos pacientes”, salientou. 

Programas aprovados:

Análise citogenética e implementação de um serviço de informação genética e orientação clínica e odontológica ao público atendido em instituições de apoio a pacientes especiais’, coordenador: Cleiton Fantin.

Promoção de saúde bucal: um enfoque multidisciplinar e integral da saúde bucal da gestante ao idoso – Fabrício Kitazono.

Projetos aprovados:

Comunicadores da alegria em ambiente hospitalar – coordenadora: Marcella Campos

Asas de Esperança: Promoção do Direito à Atenção Básica à Saúde no complexo prisional Anísio Jobim – coordenadora: Márcia Costa

Curso de Preparação para o parto e nascimento natural – Valdelize Elvas

Mais

Em 2013, projetos de 57 universidades federais, 24 institutos federais, 30 instituições estaduais e três municipais receberão mais de R$ 80 milhões. Os recursos se destinam a projetos de extensão com foco nas diferentes políticas atuais de inclusão social.

Os recursos do Programa de Apoio à Extensão Universitária (Proext) destinam-se a melhorar as condições de gestão das atividades acadêmicas de extensão das instituições de Educação Superior públicas e estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes. 


Maíra Pessoa  – Ascom UEA

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