Micro e Pequenas Empresas no Amazonas têm oportunidade para consultorias em inovação na Fucapi
O Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação no Amazonas (Nagi-AM), desenvolvido executado pela Fucapi, em parceria com Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM), com o Senai-AM e Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam-AM), está selecionando micro, pequenas e médias empresas industriais para subvenção em consultorias para inovação (de produto ou processo).
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A iniciativa conta com recursos do Governo Federal através da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Teconológico (CNPq).
Segundo o coordenador do Nagi-AM pela Fucapi, Francisco Elno, podem se candidatar empresas do setor industrial de diversas áreas, prioritariamente de segmentos e das cadeias produtivas: fitoterápicos, fitocosméticos, agronegócios, oleiro-cerâmico, madeira-móveis, plástico, construção civil e naval. “A empresa aderente paga pequena contrapartida que pode ser parcelada sem acréscimos”, destacou.
Ao longo de 2014, o Nagi-AM já contratou 40 MPEs do Amazonas, com atendimentos que vão desde a elaboração de Diagnósticos da Inovação, Planos de Gestão da Inovação e Consultorias Pontuais para Inovação. Elno ressaltou que dentre as principais vantagens para as empresas participantes do Nagi-AM, destacam-se, o estímulo à cultura da inovação – motor do crescimento e competitividade das empresas.
“Além disso, a empresa recebe diretamente, a custo subsidiado pelo Governo Federal, um Diagnóstico da Inovação, um Plano de Gestão da Inovação e uma Consultoria Pontual para Inovação de processo ou produto”, disse Elno.
A estimativa é de que haja a adesão de mais 10 a 15 empresas ao Nagi, totalizando de 50 a 55 MPEs beneficiadas com o programa.
Para participar é necessário marcar visita de adesão do consultor pelos telefones: (092) 2127-3250 (FUCAPI – Núcleo NEPI) ou (092) 3182-9958 (Senai-AM), para maiores esclarecimentos, coleta de dados da empresa, leitura do contrato padrão e valores da contrapartida por parte da empresa, dentre outros.
Critérios para participar:
Ser empresa formal;
Ser empresa do setor industrial;
Ser de porte micro, ou pequeno, ou médio (critério de faturamento anual);
Estar adimplente com o fisco federal, estadual e municipal.
Sobre o Nagi-AM
O Nagi-AM integra um programa nacional que contabiliza 24 núcleos espalhados no País, levando aos pequenos empresários a oportunidade de conhecer e aplicar os instrumentos de apoio e fomento à inovação existentes para os mais diversos setores da indústria. O desafio do programa é capacitar e dar apoio ao incremento da inovação nas empresas participantes.
Outras informações sobre o Nagi-AM ligue para os (92) 2127-3050 (Francisco Elno –FUCAPI) ou (92) 3182-9958 (Alan Fernando – Senai).
Com informações da Agência Fucapi