Microempresa em Manaus desenvolve produtos congelados à base de peixe regional
28/03/2013 – Cresce o consumo de pescado, em época de Páscoa, por causa da Semana Santa. Data em que a igreja católica recomenda não comer carne pelo simbolismo religioso. Mesmo com a tradição bíblica, muitas pessoas não conseguem ficar longe dos congelados.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Em Manaus, uma microempresa aliou a praticidade das comidas rápidas ao peixe regional. Por meio de pesquisas e tecnologia, Nilson Carvalho, doutor em Biologia de Água Doce e Pesca Interior pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e microempresário, transforma a carne de peixes como tambaqui, jaraqui, aracu e pirarucu em produtos como hambúrguer, lasanhas, bifes, almôndegas, picadinhos, quibes, empanados e picles.
A empresa Delicatessem Pescado está no mercado há mais de 15 anos e, nesse período, já desenvolveu cerca de 10 produtos à base de peixe. A microempresa recebeu recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa, Desenvolvimento Tecnológico e Inovação em Micro e Pequenas Empresas na Modalidade Subvenção Econômica (Pappe/Subvenção). Em entrevista para a TV FAPEAM, o microempresário fala sobre a pesquisa e apresenta os seus produtos. Confira!
Assista a este e a outros vídeos na Central Mutimídia!
Sobre o Pappe Subvenção
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros, micro e pequenas empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. É desenvolvido em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCTI), Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (Secti), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Sebrae-AM.
Produção: Sigrid Avelino
Edição de Imagens: André Rodrigues
Imagens: Anderson Castro (TV UFAM)
Agência FAPEAM