Mídias digitais melhoram desempenho escolar de alunos


Computador, internet, MP3, celular. Com tantas tecnologias à disposição no mercado, fica cada vez mais difícil prender a atenção dos alunos em sala de aula, munido apenas de pincel atômico e um quadro branco.

Pensando em buscar novas formas para integrar tecnologias e desempenho escolar, professores e alunos da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, localizada no Centro de Manaus, elaboraram o projeto “Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) na escola: criando novos ambientes de aprendizagem”.

A iniciativa contou com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE) e terá os resultados finais apresentados durante a Mostra de Trabalhos do Programa que acontece no mês de março em Manaus.

/Segundo o coordenador do projeto, professor Sérgio Lima, a proposta era desenvolver, em conjunto com a comunidade escolar, uma reflexão sobre a importância das TICs como novo meio de aprendizagem e, em seguida, inseri-las nas atividades pedagógicas da instituição.

“Melhorar a educação é uma tarefa que exige esforço. Como professor de história, sempre procurei despertar nos alunos o interesse pela disciplina por meio de filmes, slides etc. Mas  eram poucos os professores que utilizavam alguma ferramenta para tornar as aulas mais produtivas”, observou.

Lima explicou que a tecnologia usada didaticamente auxilia no processo de aprendizagem, uma vez que a sala de aula não é o único lugar para se aprender.

“Quando o aluno interage com essas mídias, ele questiona, enriquece seu conhecimento, torna-se um sujeito ativo no processo e a escola fica com a responsabilidade de direcionar e propor reflexões para esse aprendizado”, ressaltou.

O professor relatou ainda que, com o desenvolvimento do projeto, os estudantes passaram a utilizar mais o laboratório de informática da escola, os recursos multimídia, pesquisas na internet, produção de textos literários, montagens de apresentações, exercícios on-line, vídeos e até interagir com outras escolas, além  da criação de um blog e um informativo impresso.

“Tanto o blog quanto o informativo servem como meio de comunicação entre a  escola e a comunidade interna e externa. Neles, postamos todas as atividades pedagógicas e culturais que marcam o dia-a-dia escolar”, afirmou.

Conheça o blog da escola aqui.

Desenvolvimento do projeto no PCE

/No processo de pesquisa e implementação, o trabalhou contou com o auxílio de cinco bolsistas de iniciação científica, do segundo e terceiro ano do ensino médio. De acordo com Sérgio Lima, o desempenho das alunas foi satisfatório. “Com as leituras e as pesquisas, elas perceberam que as tecnologias podem ajudar no seu aprendizado, além de colaborar com os demais professores, auxiliando os colegas que têm dificuldades com as mídias digitais”, afirmou.

O professor informou que as TICs podem influenciar positiva ou negativamente nesses novos ambientes de aprendizagem. Segundo ele, o resultado é positivo quando o processo de ensino torna-se dinâmico, isto é, o aluno aprende não somente ouvindo o professor, mas também interagindo, questionando com ele. 

O resultado será negativo se o aluno não estimula o seu raciocínio, não reflete e não questiona as informações que chegam até ele. Nesse caso, o professor assume outro papel: o de mediador.  Cabe ao educador instruir o estudante, para que ele pense criticamente sobre aquilo que vê, ouve e recebe dos meios de comunicação, a fim de que deixe de ser um mero consumidor e passe a ser um produtor de informações.

Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

(Fotos dos alunos em sala e dos envolvidos com o projeto – divulgação)

Kelly Melo e Carlos Fábio Guimarães – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *