Ministério da Saúde trabalhará em parceria com o governo do Estado, via Fapeam, para o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o SUS
Afirmação é do consultor técnico do Ministério da Saúde, José Eloy, que partiu da ‘Oficina de Prioridades do Programa de Pesquisa para o SUS’, realizada com pesquisadores e gestores de instituições de Saúde, Ensino e Pesquisa
O consultor técnico do Ministério da Saúde (MS), José Eloy, disse, ontem, que o objetivo do Ministério é trabalhar em conjunto com o governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), para fortalecer o desenvolvimento de projetos de pesquisas que beneficiem diretamente o Sistema Único de Saúde (SUS). “Queremos fortalecer a Ciência, Tecnologia e a Inovação em cada região”, disse.
O representante do MS e outros gestores de instituições de Ensino, Pesquisa e Saúde do Amazonas participaram ontem (11/11) da ‘Oficina de Prioridades do Programa de Pesquisa para o SUS’ que reuniu pesquisadores no auditório do Bosque da Ciência, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).

Pesquisadores discutiram com representantes do Ministério da Saúde, Susam e Fapeam linhas prioritárias para pesquisas em Saúde.
Durante a oficina, pesquisadores e gestores discutiram com dirigentes da Secretaria de Estado de Saúde (Susam) e da Fapeam as linhas prioritárias de projetos de pesquisas para o SUS. As discussões antecedem o novo edital do Programa de Pesquisa para o Sistema Único de Saúde (SUS): Gestão Compartilhada em Saúde (PPSUS), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), previsto para ser lançado em 2016.
A diretora técnico-científica da Fapeam, Andrea Waichman, apresentou aos gestores as ações da Fapeam na área da saúde e os programas estratégicos que fortalecem esse cenário. De 2004 a 2013, a Fapeam, em parceria com o MS, CNPq e Susam, a FAP já lançou seis editais do Programa PPSUS no Amazonas, o que corresponde a um aporte financeiro de mais de R$ 12 milhões investidos em pesquisas na área da saúde, em estudos que contribuíram para a melhoria da qualidade de vida da população no Estado.
“Desde a implantação do programa, já apoiamos inúmeras instituições. Temos mais de oito instituições que são referência na área da saúde no Amazonas, além das fundações de saúde que vêm, a cada dia, participando com os seus pesquisadores e trazendo resultados extremamente promissores para a melhoria no atendimento da população no Estado”, disse Waichman.
O representante da Susam, Rogério Gonçalves, disse que o evento é um momento importante para definir as linhas prioritárias de pesquisas realizadas no âmbito do PPSUS. De acordo ele, após a criação do programa houve um avanço significativo na melhoria do atendimento da população nos hospitais em todo o Estado. “Assim como o cenário econômico muda a todo instante, na área da saúde não é diferente. As doenças hoje não são mais a mesmas, precisamos da pesquisa para poder entender com clareza o diagnóstico da doença e as novas formas de tratamento”, disse Gonçalves.
Assista ao vídeo
Sobre o PPSUS
O Programa de Pesquisa para o SUS: gestão compartilhada em saúde (PPSUS/Rede), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e CNPq, apoia, com recursos financeiros, projetos de pesquisa que visem à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação na área de saúde no Amazonas.
Esterffany Martins / Agência Fapeam
Fotos: Érico Xavier / Agência Fapeam
Vídeo: Esterffany Martins / Agência Fapeam