Ministérios realizam encontro para discutir governança mundial na Internet
23/04/2014 – Os ministérios das Comunicações e de Ciência, tecnologia e Inovação estão realizando, em São Paulo, até esta quarta-feira (24/04), um encontro mundial de governança na Internet.
Segundo o secretário de Políticas de Informática do Ministério da Ciência e Tecnologia do MCTI e coordenador do Comitê Gestor da Internet (CGI), Virgílio Almeida, o objetivo do evento é criar uma lista de princípios globais aceitos pelos diversos atores – algo como o decálogo do CGI – e propor uma nova “arquitetura” de governança da rede com a participação de entidades da sociedade civil e do governo, capaz de tratar de temas como privacidade e liberdade de expressão, que não têm um local adequado para discussão.
A discussão de uma “arquitetura” multissetorial da Internet inevitavelmente vai mexer no trabalho realizado hoje por diversas entidades como a Icann, o Internet Engineering Task Force (IETF) e o Internet Society (Isoc).
O secretário explicou que essas entidades já estão preparando a sua evolução. Elas realizaram no dia 7 de outubro de 2013, em Montevideo, um encontro para tratar desse tema, que resultou no Montevideo Statement on the Future of Internet Cooperation.
Trata-se de uma carta em que os líderes dessas diversas entidades identificaram, por exemplo, a necessidade de um esforço conjunto para endereçar os desafios de governança da Internet e concordaram em juntar esforços em torno da evolução para um modelo multistakeholder.
“Eles (os líderes das entidades) manifestaram forte preocupação sobre a queda de confiança dos usuários globalmente em função das recentes revelações de monitoramento disseminado e vigilância”, diz a carta.
Fonte: Teletime