Ministro apresenta perspectivas e propostas para C&T a deputados


Consolidar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; criar um ambiente favorável à inovação nas empresas; fortalecer as atividades de pesquisa e inovação em áreas estratégicas para o País e promover a popularização e a difusão de tecnologias para a melhoria das condições de vida da população.

Essas são algumas das diretrizes que compõem o Plano de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, documento apresentado pelo ministro Sergio Rezende em visita, na manhã de hoje (28), à Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados.

O documento reúne as principais ações para o setor no período de 2007 a 2010. Entre elas está a regulamentação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), principal fonte de financiamento da inovação no País.

“Brevemente, o Executivo encaminhará ao Legislativo projeto para uma lei que regulamente o Fundo”, comentou.

Rezende aproveitou a ocasião para agradecer os deputados da Comissão pelo empenho na promoção do crescimento de todo o setor e pelo apoio que vêm dando às ações do Ministério.

“Esta Comissão tem desempenhado papel de grande importância no desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no Brasil, incluindo a aprovação de importantes marcos legais, como as leis de Inovação, de Biossegurança e de Informática”, ressaltou.

Para o presidente da Comissão, Julio Semeghini, a presença do ministro foi de grande importância, sobretudo, pela oportunidade que tiveram os parlamentares de debater questões relacionadas a temas como o programa espacial, o desenvolvimento do setor de software, as ações de inclusão social e a situação dos servidores públicos da carreira de ciência e tecnologia.

Os deputados receberam, ainda, cópias do Relatório de Gestão do MCT, referentes ao período de 2003 a 2006.

Assessoria de Imprensa do MCT

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *