Missão brasileira a Cuba discute capacitação de recursos humanos e apoio à pesquisa
Cuba recebe neste mês uma comitiva brasileira integrada por representantes de institutos de pesquisa que participarão de seminários para prospecção e identificação de oportunidades de cooperação científica e tecnológica entre os dois países. Erney Camargo, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT), integra a comitiva.
O evento, que começou no último dia 19, discute a possibilidade de ações conjuntas nas áreas de isótopos, novos materiais e nanotecnologia, sanidade e produção vegetal, e metrologia e controle de qualidade. As parcerias podem envolver tanto a formação de recursos humanos como o desenvolvimento de projetos de pesquisa.
Com o intuito de reforçar as relações entre Brasil e Cuba, e, por ocasião da viagem prevista, a nova conselheira para Assuntos Econômicos da Embaixada de Cuba no Brasil, Maria Emilia Cabrera, esteve no CNPq nesta semana para reunir-se com Erney Camargo.
Outros integrantes da comitiva: o presidente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), Prof. Adalberto Fazzio; superintendente do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Cláudio Rodrigues; Prof. João Alziro Herz da Jornada, presidente do Instituto Nacional de Metrologia e Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro); Prof. Pedro Eduardo de Felício, pesquisador da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); diretora executiva da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Tatiana Deane de Abreu Sá; e o Prof. Wanderley de Souza, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Convênios
Atualmente, o CNPq mantém dois convênios com instituições cubanas. Em 2002 foi firmada a parceria com o Ministério de Educação Superior (MES). No âmbito desta cooperação foram lançados dois editais – em 2003, 2004 – contemplando, respectivamente, as áreas de Ciências Agrárias, Física, Engenharias, Bioquímica e Ciências Biológicas; e Farmacologia, Engenharia Mecânica, Física e Engenharia de Materiais e Metalúrgica.
Em 2006 o CNPq lançou um terceiro edital para seleção de projetos nas áreas de Biotecnologia, Vacinas, Nanociências e Nanotecnologia, Energia Eólica, Bioenergia, Meio Ambiente, Popularização e Difusão da Ciência e Tecnologia e Ciências Sociais Aplicadas ao Desenvolvimento Sustentável. As propostas estão em fase final de avaliação.
Com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (CITMA) de Cuba, o CNPq mantém, desde 2002, um convênio de cooperação bilateral pelo qual já foram apoiados onze projetos por meio de duas chamadas, nas áreas de Nutrição, Engenharia de Materiais, Biotecnologia, Farmácia, Física, Imunologia e Química.
Assessoria de Comunicação do CNPq