Missão Internacional ao Reino Unido reforça parcerias promovidas pelo Confap


O Fundo Newton apoiará a ida de 17 pesquisadores de universidades brasileiras ao Reino Unido, entre 12 e 17 de abril, para estabelecer parcerias com pesquisadores britânicos. Entre eles está o Prof. Dr. José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, que já havia sido contemplado na primeira chamada lançada pelo Confap (Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa) e o Research Council United Kingdom (RCUK).

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

“Estou certo de que este convite é o reconhecimento das pesquisas que vimos desenvolvendo desde 2007 nas áreas das Energias Renováveis e Desenvolvimento Sustentável, sendo que atualmente está um curso o projeto Links 2015”, diz o professor, referindo-se ao projeto Linkages between energy, food and water consumption for Brazil in the context of climate change mitigation strategies (aprovado na chamada Confap-RCUK).

O Links 2015 combina as capacidades qualitativas e quantitativas de investigação da Universidade de Cambridge, da Universidade do Sul de Santa Catarina e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, a fim de analisar os laços entre os consumos de energia, de alimentos e de água no Brasil, no âmbito das estratégias de atenuação da mudança climática. Este projeto se propõe a incrementar um programa de pesquisa a médio e longo prazo para estudo de medidas técnica e legalmente concretizáveis dos setores energético e agrícola do Brasil, com estreita colaboração entre os parceiros britânicos e brasileiros. Ele girará em torno do modelo metodológico de difusão tecnológica e decisória Future Technology Transformations (FTT), que está sendo desenvolvido em Cambridge por um grupo de quatro investigadores, liderado pelo Dr. J.-F. Mercure, em paralelo com o modelo macroeconométrico global E3ME.

Esta iniciativa estará ligada a um grupo de pesquisa de topo, chefiado pelo Prof. Vinuales, sobre análise política e legal das políticas de energia e de desenvolvimento sustentável. Os temas de interesse incluem as alterações no uso de água potável e da terra no que respeita aos setores de energia e de agricultura (FTT: Power, FTT: Agriculture). A análise em abordagem incluirá a procura alimentar local e internacional, bem como modificações no emprego geradas pelo incremento de inovações de baixo índice de carbono, e a difusão de novas tecnologias tanto no setor energético como no agrícola. Enquanto FTT é operada pela Universidade de Cambridge, E3ME é mantida, operada e desenvolvida por Cambridge Econometrics Ltd, que se encarregará da preparação dos investigadores brasileiros para a utilização da plataforma E3ME-FTT.

Uma parte deste projeto integrado visa à melhor capacitação dos investigadores da UNISUL e da PUC-SP, ativamente envolvidos com tomadores de decisão locais, que podem ter impacto na qualidade de vida em áreas rurais e em comunidades de baixa renda.

O Prof. Baltazar também é líder do grupo de pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (GREENS), sobre o qual pode dar detalhes pelo e-mail baltazar.guerra@unisul.br.  Ele viaja junto com 16 brasileiros que pesquisam temas como Cidades Saudáveis, Energia, Meio Ambiente e Segurança Alimentar.  A missão internacional é realizada em parceria com o Confap, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) e a ESRC (Economics and Social Science Research Council).

Fonte: Assessoria de Comunicação do Confap

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *