Modelo de infraestrutura de transporte é tema de pesquisa
15/03/2011 – A escolha de um modelo de infraestrutura que possa atender aos anseios imediatos de uma sociedade pode nortear o desenvolvimento social, cultural e econômico do Amazonas. É o que aponta a pesquisa ‘Modelo de hierarquização de investimentos em infraestrutrura de transportes no Estado do Amazonas’, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Pipt).
Realizada durante dois anos pelo doutor em Engenharia de Transportes Nelson Kuwahara, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a pesquisa teve o objetivo de construir um modelo de tomada de decisão visando analisar alternativas de infraestrutura que possibilitem sua hierarquização, a partir de sua importância econômica, para que sejam aportadas ou consolidadas.
Em suas conclusões, Kuwahara aponta que infraestruturas básicas de atendimento à população local, como a construção do monotrilho para a copa de 2014, em Manaus, podem ser realizadas por meio de uma administração pública democrática. Outros empreendimentos que podem ser implementados com esse enfoque consistem na ampliação e construção de terminais hidroviários, rodoviários, aeroviários, melhoria do sistema viário de cidades, dentre outros.
Em razão de questões orçamentárias, nem todas as necessidades identificadas podem ser contempladas, por isso Kuwahara acredita que a partir da seleção é possível priorizar a mais importante. “Dentre as várias infraestruturas verificadas, a hidroviária deve ser priorizada em razão de movimentar a economia do Estado”, disse.
Modelo aplicado
“A aplicação do Método de análise hierárquica”, do pesquisador americano Thomas Site, deu suporte à pesquisa. “O método matemático analisa sistemas de matriz, sistematizando critérios técnicos que posteriormente serão validados por meio de um conjunto de atores, como a sociedade civil organizada”, declarou.
Consenso social
O pesquisador lembra, também, que nos critérios mostrados no modelo os representantes sociais conseguem observar suas necessidades sob o ponto de vista da acessibilidade social e da geração de recursos econômicos.
Para Kuwahara, o item transporte viabiliza o desenvolvimento econômico e é imprescindível para o escoamento da produção. Por isso, o estudo analisou também o impacto de implementação da infraestrutura. “Qualquer intervenção humana sobre o meio ambiente, provoca impacto de menor ou maior grau de intensidade”, afirmou.
Sobre o PIPT
O Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica (PIPT) consiste em apoiar, com auxílio-pesquisa e bolsas, mestres e doutores vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos interessados em realizar pesquisas científicas e tecnológicas no Amazonas.
Sebastião Alves – Agência FAPEAM