Modelo de infraestrutura de transporte é tema de pesquisa


15/03/2011 – A escolha de um modelo de infraestrutura que possa atender aos anseios imediatos de uma sociedade pode nortear o desenvolvimento social, cultural e econômico do Amazonas. É o que aponta a pesquisa ‘Modelo de hierarquização de investimentos em infraestrutrura de transportes no Estado do Amazonas’, financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica (Pipt).

Realizada durante dois anos pelo doutor em Engenharia de Transportes Nelson Kuwahara, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a pesquisa teve o objetivo de construir um modelo de tomada de decisão visando analisar alternativas de infraestrutura que possibilitem  sua hierarquização, a partir de sua importância econômica, para que sejam aportadas ou consolidadas. 

Em suas conclusões, Kuwahara aponta que infraestruturas básicas de atendimento à população local, como a construção do monotrilho para a copa de 2014, em Manaus, podem ser realizadas por meio de uma administração pública democrática. Outros empreendimentos que podem ser implementados com esse enfoque consistem na ampliação e construção de terminais hidroviários, rodoviários, aeroviários, melhoria do sistema viário de cidades, dentre outros.

vspace=10Em razão de questões orçamentárias, nem todas as necessidades identificadas podem ser contempladas, por isso Kuwahara acredita que a partir da seleção é possível priorizar a mais importante. “Dentre as várias infraestruturas verificadas, a hidroviária deve ser priorizada em razão de movimentar a economia do Estado”, disse.

Modelo aplicado

“A aplicação do Método de análise hierárquica”, do pesquisador americano Thomas Site, deu suporte à pesquisa. “O método matemático analisa sistemas de matriz, sistematizando critérios técnicos que posteriormente serão validados por meio de um conjunto de atores, como a sociedade civil organizada”, declarou.

Consenso social

O pesquisador lembra, também, que nos critérios mostrados no modelo os representantes sociais conseguem observar suas necessidades sob o ponto de vista da acessibilidade social e da geração de recursos econômicos.

Para Kuwahara, o item transporte viabiliza o desenvolvimento econômico e é imprescindível para o escoamento da produção. Por isso, o estudo analisou também o impacto de implementação da infraestrutura. “Qualquer intervenção humana sobre o meio ambiente, provoca impacto de menor ou maior grau de intensidade”, afirmou.

Sobre o PIPT

O Programa Integrado de Pesquisa e Inovação Tecnológica (PIPT) consiste em apoiar, com auxílio-pesquisa e bolsas, mestres e doutores vinculados a instituições públicas e privadas sem fins lucrativos interessados em realizar pesquisas científicas e tecnológicas no Amazonas.

Sebastião Alves – Agência FAPEAM

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