Monitoramento das águas da Bacia Amazônica contará com alta tecnologia
24/01/2012 – RÁDIO COM CIÊNCIA – A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) receberá do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) cerca de R$ 230 mil para investir em projetos nas áreas de Geociências e Ciências Ambientais.
Parte do valor será investido no projeto ‘Calibração Absoluta de Satélites Altimétricos na Bacia Amazônica (Casam)’. O trabalho será desenvolvido sob coordenação da doutora em Hidrologia Espacial, Joecela Santos, única brasileira na área, que terá em sua equipe pesquisadores, estudantes de graduação e doutorandos.
O trabalho pretende monitorar a variação das águas na Bacia Amazônica utilizando satélites e GPS flutuante. Com os resultados obtidos vai ser possível prever a intensidade de secas e enchentes na Amazônia.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O projeto é desenvolvido pelo Centro de Estudos do Trópico úmido da UEAM, em parceria com o Instituto Francês (IRD), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O início das atividades está previsto para o primeiro semestre de 2012.
Ouça a reportagem completa aqui.
Edilene Mafra e Francisco Santos
Rádio com Ciência / Agência FAPEAM