Mostra de trabalhos da Fiam traz 40 projetos científicos
Com objetivo de dar visibilidade e socializar os resultados de trabalhos técnico-científicos e tecnológicos, a 3ª Mostra de Trabalhos Técnico-Científicos terá início na próxima quinta-feira (26/11), com a exposição de 40 projetos, voltados para a realidade amazônica. O evento ocorre paralelamente à 5ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam), realizada pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).
A mostra tem oito áreas de pesquisa, divididas em Biotecnologia e Biodiversidade; Desenvolvimento Regional; Tecnologia da Informação; Ciência Exatas e da Terra; Engenharias; Ciências Agrárias e Meio Ambiente; Saúde; Água e Sustentabilidade.
Nelas, os expositores apresentarão os resultados alcançados em trabalhos de natureza técnico-científica e tecnológica, capazes de serem convertidos em produtos/serviços, usados na melhoria de processos ou que contribuam para a formulação de políticas econômicas com fins produtivos.
A expectativa é que os resultados alcançados venham a contribuir para a otimização de empreendimentos no Polo Industrial de Manaus (PIM) ou na Amazônia Ocidental.
Outro efeito esperado com a realização da mostra é disponibilizar aos empreendedores o acesso às contribuições desenvolvidas pela comunidade acadêmica local, bem como apresentar à sociedade as pesquisas voltadas à inovação e incorporação de tecnologia.
A abertura oficial da Fiam acontece às 19h desta quarta-feira (25/11). A mostra de trabalhos técnico-científicos, entretanto, iniciam a partir de quinta-feira e vai até sábado (28/11), de 8h às 18h. A feira está na sua 5ª edição e vem se consolidado como importante evento para o desenvolvimento da Amazônia, pelas oportunidades de negócios e a atração de investimentos que propicia, bem como pelo intercâmbio de informações em Ciência, Tecnologia e Inovação.
Fapeam na Feira Internacional
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) vai participar da Fiam com exposição de produtos de alguns projetos desenvolvidos a partir de programas que recebem recursos financeiros da FAP.
No estande, onde estarão expostas todas as ações do sistema de C&T no Amazonas (Fapeam, Sect, UEA, entre outros órgão do governo), os visitantes irão conhecer produtos como o bioplástico ou plástico reciclável, desenvolvido pela empresa Ecopack Embalagens Recicláveis, os produtos a base de pescados e embalagens desenvolvidas pela empresa Delicatessem Pescado e os revestimentos decorativos da Agrocom, feitos a partir de sementes e ouriço de castanha-do-brasil, todos projetos financiados pelo Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção/Finep Amazonas).
Agência Fapeam
Com informações da Suframa – FIAM