Mudança climática pode auxiliar na previsão de fenômenos naturais


05/04/2011 – As questões relacionadas à ocorrência de eventos climáticos extremos relacionados à precipitação, tanto a curto quanto a longo prazo, têm sido discutidas com bastante frequência nos últimos anos, principalmente devido ao modo como esses eventos vêm ocorrendo, causando danos de ordem econômica e social.

A proposta de pesquisa denominada: ‘Downscaling dinâmico de cenários climáticos para a Amazônia utilizando o modelo WRF’ é da pesquisadora Jeanne Sousa, aluna do Programa de Pós-Graduação em Clima e Ambiente (Cliamb), do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e que possui incentivos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM). Os resultados servirão de base para gerenciar recursos e avaliar impactos.

Para regionalizar e prever com mais precisão a ocorrência desses eventos na nossa região, a técnica de downscaling (redução da escala para análise de dados) é uma forma de levar em consideração a própria incerteza presente nos cenários de clima futuros, que na Região Amazônica são regidos de acordo com fenômenos meteorológicos em diversas escalas de tempo e espaço.

“A pesquisa se propõe a fazer uma análise dos dados obtidos com base em observação de anos anteriores e a partir disso, tentar prever com mais precisão eventos extremos como chuvas mais intensas ou períodos de secas mais severas”, explica a pesquisadora Jeanne Sousa.

/

A pesquisadora tem como orientadores os pesquisadores Luiz Candido e Julio Tota, do Programa da Grande Escala da Biosfera-Atmosfera na Amazônia (LBA), e desenvolve sua pesquisa nas dependências do Inpa.

Uma das mais importantes questões relacionadas a fenômenos climáticos extremos – chuvas ou períodos de seca intensos – é a capacidade de prever quando, como e em que proporções eles acontecerão; estas características formam um padrão que poderá servir de base para estudos futuros.

Previsão de aumento da temperatura será de 1.4°C a 5°C

As previsões climáticas para o fim do século, de acordo com o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), indicam que se as atuais emissões de gases de efeito estufa (GEE) foram mantidas, ocorrerá um aumento de temperatura global de 1,4°C a 5,0°C (graus Celsius).

É provável que o aumento da temperatura do ar, devido ao aumento das concentrações de gases de efeito estufa, possa causar impacto no processo de geração de chuva na Amazônia. Nessa perspectiva, a proposta de pesquisa se estabelece visando avaliar uma estratégia de modelagem regional para a Amazônia, considerando em uma diversidade de escalas, os cenários climáticos existentes, atualmente. “Com o aumento da resolução horizontal nos modelos climáticos, espera-se obter simulações mais realísticas de eventos extremos e assim, colaborar para o gerenciamento de recursos e avaliação de impactos”, diz Sousa.

Foto 2: Manaquiri, no Estado do Amazonas sofreu com o período de seca. (Foto:Ricardo Oliveira)

Agência FAPEAM

Com informações de Aline Cardoso da Ascom/Inpa

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *