Mulheres são maioria entre diabéticos no Ambulatório Araújo Lima


19/09/2012 – Um estudo desenvolvido no Ambulatório Araújo Lima, do Hospital Universitário Getúlio Vargas, identificou que a maioria dos pacientes diabéticos, que recebem acompanhamento no centro de atendimento, são mulheres. A pesquisa, intitulada ‘Características clínicas e demográficas dos pacientes diabéticos atendidos no serviço de endocrinologia do Ambulatório Araújo Lima em Manaus/AM’, foi realizada pela acadêmica de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Thyara Gonzalez, no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O estudo apresentou o perfil dos pacientes diabéticos a fim de descobrir informações sobre a doença e os respectivos tratamentos, além de apontar medidas de prevenção e acompanhamento adequados.

O diabetes é uma doença crônica e consiste no descontrole da glicemia no corpo do ser humano, ou seja, o açúcar se aloja nos vasos sanguíneos por um tempo prolongado, o que acarreta complicações na saúde.

Sobre o Paic

O  Paic é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio FAPEAM, e tem o objetivo de apoiar estudantes de graduação no desenvolvimento de pesquisas em instituições públicas e privadas amazonenses, com recursos financeiros e bolsas institucionais.

Saiba mais sobre a pesquisa na Rádio com Ciência, clique aqui.

Manoela Moura – Rádio com Ciência

Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *