Municípios do AM recebem ações de transferência de tecnologias da Embrapa


24/03/2014 – A Embrapa está reforçando sua atuação no interior do Amazonas com ações de transferência de tecnologias em 45 municípios. Essas ações se dão com apoio de 75 técnicos bolsistas do Programa Pró-Rural/Residência Agrária, que atuam em quatro projetos coordenados pela Embrapa. De 24 a 28 de março, 51 destes técnicos de 30 municípios, serão capacitados pela Embrapa nos projetos de Fruticultura, Pecuária Sustentável e Borracha Natural.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Os projetos integram o Programa Estratégico de Transferência de Tecnologias para o Setor Rural – Pró Rural/ Residência Agrária, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) em parceria com a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror-AM) e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM). A Embrapa coordena quatro projetos nesse programa, todos voltados para levar ao produtor inovações tecnológicas geradas pela pesquisa e socializar esses conhecimentos para apoiar a produção rural. Quem faz essa mediação com o produtor é o técnico extensionista, bolsista do projeto, que passa a residir no município e realizar atividades de assistência técnica em temas específicos do projeto, em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam).

Em cada município os conhecimentos e tecnologias são demonstrados de forma prática, em áreas de produtores. Através de cada projeto, a Embrapa passa a demonstrar as tecnologias de forma prática nos municípios de sua abrangência com a implantação de áreas demonstrativas, chamadas de Unidades de Construção do Conhecimento Coletivo-UCCC (no caso da agricultura) ou Unidades de Referência Tecnológica-URT (no caso da pecuária), que servem como instrumento didático para apresentar as recomendações técnicas de cada sistema de produção e promover capacitações sobre as inovações tecnológicas aos produtores interessados. Pelas metas de cada projeto, cada técnico bolsista irá prestar assistência técnica a 100 produtores por ano, utilizando as inovações tecnológicas, os conhecimentos recebidos nas capacitações, e considerando ainda os conhecimentos locais dos produtores.

Em alguns municípios já começaram a implantação dessas Unidades. É o caso dos municípios de Borba, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Parintins que já contam com Unidades de Pecuária Sustentável; e outros 21 municípios com Unidades de Construção do Conhecimento Coletivo, com plantios de feijão-caupi, mandioca e milho apresentando tecnologias pelo projeto Culturas Alimentares.

O projeto com foco em Culturas Alimentares (mandioca, feijão-caupi e milho) foi o primeiro a iniciar as atividades, no ano passado (2013). A capacitação dos 21 técnicos bolsistas deste projeto ocorreu em setembro, em dezembro iniciaram os plantios e como são culturas de ciclo curto a colheita está prevista a partir de maio deste ano.

Nas novas capacitações dos projetos de Fruticultura, Produção de Borracha natural e Pecuária Sustentável, que acontecem em março, os técnicos extensionistas irão receber informações técnico-científicas e orientações sobre as atividades a serem desenvolvidas pelos projetos em cada município. Em alguns já foram iniciadas atividades.

Confira a matéria completa, clique aqui.

Fonte: Embrapa Amazônia Ocidental