Museu Amazônico inicia exposição arqueológica sobre a Amazônia
O Museu Amazônico da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) promoveu a abertura da exposição “Arqueologia – descobrindo os conhecimentos tradicionais dos povos da Amazônia”, nesta segunda-feira, 17, às 18h. A exposição, que apresenta o modo de vida das populações que povoaram a Floresta, estará aberta à visitação de 18 de novembro a 17 de janeiro.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Nesta exposição, o público conhecerá as motivações, as metodologias e os resultados de dois projetos desenvolvidos pelas equipes do Museu Amazônico. O primeiro deles, denominado “História e Conhecimentos Tradicionais dos povos da Amazônia” é um projeto de Educação Patrimonial que vem sendo desenvolvido há três anos pelo Museu Amazônico, com o objetivo de apresentar a crianças e jovens da zona rural de municípios do interior do Amazonas a importância dos conhecimentos tradicionais e a grande diversidade cultural local. “Assim, buscamos valorizar a rica história dos povos que habitaram e habitam a região amazônica, considerando que esta nunca pode estar desvinculada do presente”, afirma a diretora do Museu, professora Maria Helena Ortolan.
O segundo projeto, intitulado “Alimentação, manejo da terra e cultura: uma abordagem paleoetnobotânica da pré-história indígena no nordeste do Estado do Amazonas”, é conhecido como “Projeto COMIDA”. Este estudo buscou documentar as formas de alteração e utilização de elementos da paisagem da floresta por povos indígenas pré-colombianos. Foram estudados sítios arqueológicos em diversas partes do Amazonas e os resultados foram construídos através da análise da paisagem e dos vestígios arqueológicos, com ênfase no carvão oriundo da queima de vegetais, especialmente para a alimentação. Na exposição o visitante descobrirá a Terra Preta de Índio, uma das mudanças paisagísticas mais importantes na região. Você também descobrirá a importância da Estratigrafia, que é o estudo da sobreposição das camadas distintas que compõem o registro arqueológico.
O Museu Amazônico funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 11h30 e de 13h30 as 16h30, na Rua Ramos Ferreira, 1036, Centro, próximo à Livraria Valer.
Fonte: Ufam