Museu da Amazônia, com parceiros da REMA, fortalecerá a agroecologia na região com recursos do Ecoforte
Na terça-feira (09/12), reuniram-se, no Palácio do Planalto em Brasília, os representantes das 21 instituições aprovadas para o convênio do Programa Nacional de Fortalecimento e Ampliação das Redes de Agroecologia, Extrativismo e Produção Orgânica (Ecoforte), com a apresentação dos envolvidos no Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (Brasil Agroecológico) e assinatura dos convênios pelas instituições proponentes e a Fundação Banco do Brasil.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A solenidade contou com as presenças do ministro Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral da Presidência da República), do secretário executivo Laudemir Muller (Ministério do Desenvolvimento Agrário), do presidente da Fundação Banco do Brasil, José Caetano Minchillo, representantes dos bancos financiadores; da sociedade civil e dos projetos vencedores, sendo o Museu da Amazônia uma das entidades contempladas, para fortalecer a agroecologia em Manaus e região, junto a outros integrantes da Rede Maniva de Agroecologia do Amazonas – REMA.5
O objeto do Ecoforte é o apoio a projetos territoriais de redes de agroecologia, extrativismo e produção orgânica, voltados à intensificação das práticas de manejo sustentável de produtos da sociobiodiversidade e de sistemas produtivos orgânicos e de base agroecológica.
Os convênios beneficiam diretamente agricultores familiares, assentados da reforma agrária, povos e comunidades tradicionais e indígenas. Os empreendimentos foram selecionados por edital e deverão atuar na promoção da agroecologia, extrativismo e produção orgânica. No total são R$ 25 milhões de recursos da Fundação Banco do Brasil, do Fundo Amazônia e do Fundo Social do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
O Projeto, por intermédio da equipe do Centro de Treinamento Agroflorestal – CTA do Museu da Amazônia, surgiu por demandas observadas em conjunto com agricultores da Associação dos Produtores Orgânicos do Estado do Amazonas – APOAM e planejadas com outros técnicos da Rede Maniva de Agroecologia – REMA, visando destinar ações que fortaleçam mais a agroecologia e produção orgânica no território do entorno do município de Manaus, tendo como metas a implantação e a melhoria das unidades de referências agroecológicas, o funcionamento dos Sistemas Participativos de Garantia pelos agricultores e a intensificação produtiva com aumento das trocas de conhecimentos, investimentos nas estruturas familiares e mecanização de algumas atividades, com o objetivo de disseminar as práticas agroecológicas na região, principalmente por intercâmbios de conhecimento entre os agricultores e técnicos, levando ao progresso na soberania e segurança alimentar das famílias e no aumento da renda familiar dos envolvidos.
Fonte: Musa