Nova Cartografia da Amazônia é destaque no Globo Ciência
O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia, coordenado pelo antropólogo Alfredo Wagner Berno de Almeida, é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura da Amazônia (PPGSCA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Fundação Ford.
A nova cartografia visa identificar os conflitos travados pelo movimento social na Amazônia. Para isso, são construídos mapas a partir da própria maneira como os povos tradicionais da Amazônia e movimentos sociais querem ser cartografados. Além disso, contribuem no que consideram como relevante para retratar sua situação social. Os resultados estão impressos em uma série de fascículos, que contemplam os movimentos sociais e suas lutas.
As gravações aconteceram, em Manaus, no início do mês de agosto. Na ocasião, a equipe do programa acompanhou as atividades da pesquisa na Aldeia Sateré-Mawé Y´apyalehyt, no bairro da Redenção, zona Centro-Oeste da cidade. Além dos indígenas, também participaram membros do movimento afro-religioso.
A reportagem é parte de uma série sobre a produção de mapas que estão sendo desenvolvidos em todo o país.