Nova edição do Anais PCE está disponível em plataforma online


Com o intuito de publicar os resultados das pesquisas originadas do Programa Ciência na Escola (PCE), o Programa Estratégico de Acompanhamento, Expansão e Interiorização do Programa Ciência na Escola (Pro-PCE) lançou na manhã desta terça-feira (7) a terceira edição da revista Anais Programa Ciência na Escola.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O compilado de artigos científicos, propõe o estabelecimento de novas visões no campo da alfabetização científica, onde estudantes de escolas públicas, estaduais e municipais, das mais diferentes localidades do Amazonas vivenciam ainda na educação básica a experiência de terem indexadas suas primeiras publicações científicas.

O periódico é produzido pelo Pro-PCE, grupo executor do Programa, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) em parceria com a Secretaria Estadual de Educação do Amazonas (SEDUC/AM), Secretaria Municipal de Educação (SEMED) e o apoio do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Os trabalhos são assinados com autoria dos professores coordenadores e coautoria dos estudantes participantes na elaboração do projeto e do artigo. O periódico está disponível para acesso online e donwload no site do programa.

Para a Editora-Chefe do Anais, Miceia di Paula, o incentivo à divulgação científica é de suma importância para a socialização do conhecimento gerado pelos projetos. “A comunicação científica é de fundamental relevância para o desenvolvimento científico. A ciência e suas conquistas não terão sentido se os resultados desses estudos não forem disponibilizados para comunidade. Não adianta o professor desenvolver o trabalho se o mesmo não trabalhar a divulgação científica, popularizando o que ele realiza no âmbito educacional com esses projetos”.

Em seu terceiro volume, a publicação conta com cerca de 31 artigos publicados por estudantes do Amazonas que tiveram os projetos de suas escolas contemplados no PCE. Entre os trabalhos publicados no periódico está o artigo “Olhar geográfico: a percepção ambiental aliada ao uso da fotografia no ensino de geografia”, resultante do projeto que tem por objetivo utilizar a fotografia como recurso didático em sala de aula, promovendo discussões sobre as problemáticas socioambientais identificadas no município de Itacoatiara (AM).

Novidade

Segundo a coordenação da publicação, está edição contou com uma novidade: a seleção para concorrer a capa da revista. Além disso, esse ano a revista já está em sua terceira edição e se prepara para iniciar o processo de validação e controle de qualidade analítica da revista, junto a biblioteca nacional.

 Por Eduardo Gomes, com colaboração de Thiago Eduardo- Assessoria/PCE

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *