Nove pesquisas do Pappe são aprovadas para terceira fase
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) está divulgando o resultado da segunda fase do Programa Amazonense de Apoio à Pesquisa em Empresas (Pappe). São nove pesquisas que foram aprovadas no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Comercial (Evtec) e passarão para a fase de desenvolvimento dos produtos.
O Pappe é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), coordenada pela Agência Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), e operacionalizada pelas Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados – como a Fapeam, no caso do Amazonas. O objetivo do programa é financiar atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de produtos e processos inéditos dentro de empresas privadas. A atividade deve ter orientação de um pesquisador, que precisa ter apenas a graduação em área correlata à atividade. O processo estrutural do Pappe consiste no financiamento direto ao pesquisador e à empresa, sem que estes tenham relação com qualquer entidade acadêmica. Nessa primeira edição do programa, que começou em 2004, estão sendo investidos R$ 4 milhões, sendo metade de recursos do Governo do Estado.
Nove dos 25 projetos aprovados passaram para a terceira fase do programa. Esta fase contemplará projetos em estágio de desenvolvimento da parte principal da pesquisa e terá a duração de até 18 meses, mediante a apresentação do plano de negócios que contemple, inclusive, a estratégia de comercialização e marketing do novo produto ou novo processo. Com estes, agora s]ao 11 os projetos em terceira fase.
Foram aprovados os projetos dos seguintes pesquisadores: .
Pesquisador: Manoel Pereira Filho
Projeto: Aproveitamento de resíduos de despolpamento de frutos regionais na elaboração de ração para peixes.
Empresa: CUPUAMA