Novo grupo de pesquisadores do interior participam da Oficina Preparatória para o 2º Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas


Dando continuidade à produção do 2º Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) realizou ontem (25/4), mais uma edição da Oficina Preparatória para a elaboração do documento. Do encontro virtual participaram pesquisadores dos municípios de Maués, Itacoatiara, Coari, Benjamin Constant e Parintins, além de Manaus.

As Oficinas Preparatórias visam ampliar o conhecimento dos pesquisadores sobre a atuação da Fapeam na formação de recursos altamente qualificados, os investimentos feitos pelo Governo do Amazonas na ciência, tecnologia e inovação (CT&I), informá-los sobre as conquistas alcançadas que estimulam e beneficiam as pesquisas básicas e aplicadas fomentadas  pela Fundação, além de alinhar as informações sobre os projetos finalizados que serão divulgados no segundo volume do Portfólio que será lançado em julho deste ano.

25.04.2023 - REUNIÃO FAPEAM E PESQUISADORES INTERIOR - CATÁLOGO - FOTOS ÉRICO XAVIER._-3

A reunião contou com a participação das gestoras da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva (diretora-presidente), Márcia Irene Mavignier (diretora Técnico-Científica) e Maria Raizidora Zurra (diretora Administrativo-Financeira), além das professoras Maria Fulgência Bandeira e Simone Baçal que atuam na coordenação técnica do Portfólio.

Na abertura da Oficina, Márcia Perales destacou a importância da participação dos pesquisadores na construção do Portfólio, que é um produto de popularização da ciência e também de divulgação dos resultados alcançados pelos projetos científicos fomentados com recursos da Fundação, e desenvolvidos por pesquisadores do Amazonas.

“No último quadriênio (2019-2022), o Governo do Amazonas investiu mais de R$ 400 milhões em CT&I, e a Fapeam fomentou mais de 10 mil projetos de pesquisa. Temos pesquisadores de excelência no nosso estado e por dois anos consecutivos, pesquisadores do Amazonas foram contemplados no Prêmio Confap de CT&I, no qual concorrem com pesquisadores de todo o Brasil”, disse Márcia Perales, lembrando aos participantes da importância da divulgação dos resultados de seus estudos.

Sobre o Portfólio

O 1º Portfólio de Investimentos e Resultados de Pesquisas do Amazonas foi lançado pelo governador Wilson Lima, no dia 31 de janeiro, acesse-o no site da Fapeam em www.fapeam.am.gov.br ou clique em: https://drive.google.com/file/d/1S5mkfSVzsyL3hKguIhQ51rSbTFlYKRgw/view

Por: Marlúcia Seixas/Decon Fapeam

Fotos: Érico Xavier/Decon Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *