Novo módulo do Programa Dados Abertos da Fapeam apresenta informações sobre projetos por área de conhecimento e sub-região no Amazonas
Em meio aos lançamentos das novas ações de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) para o segundo semestre de 2024, anunciados pelo Governo do Amazonas, ontem (23/7), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) anunciou o Programa Dados Abertos III.
O Projeto III contém detalhamento dos projetos apoiados, categorizados por área de conhecimento e sub-regiões do Amazonas. Os dados foram extraídos da base do Sistema de Informação e Gestão de Projetos (SigFapeam), de todos os editais, resoluções e chamadas desenvolvidos e/ou em desenvolvimento da série histórica de 2019 a junho 2024, sendo constituído por 19 indicadores, distribuídos em nove áreas do conhecimento e dez sub-regiões do Amazonas.
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou a importância do Programa Dados Abertos Fapeam, como um passo para o fortalecimento do Movimento Global Ciência Aberta, além de permitir a qualquer pessoa, de qualquer lugar do mundo, ter acesso aos dados da Fapeam.
“São informações tratadas, categorizados, auditadas e validadas. A transparência pública, o acesso aberto a publicações e dados científicos, a reprodutibilidade de pesquisa, enfim, esses são passos necessários em direção a uma Ciência Cidadã e Inclusiva”, reforçou Márcia Perales.
O Programa Dados Abertos 2023-2025 também tem disponíveis acessos aos Projeto I – Dados Gerais Fapeam; Projeto II – Orçamento, Acordos e Difusão da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) e, agora, Projeto III – Projetos por área do conhecimento e sub-região do Amazonas.
Os módulos posteriores já estão em pauta: Projeto IV – Investimentos e resultados de pesquisa nas áreas do conhecimento, e Projeto V – Ciência Aberta, estão previstos para serem publicados até 2025.
Acesse o Programa Dados Abertos III aqui
Texto: Valdete Araújo – Decon/Fapeam