Novo teste rápido pode detectar hanseníase antes dos sintomas
26/03/2013 – Um novo teste rápido para o diagnóstico de hanseníase deve estar disponível em breve para pacientes em todo o Brasil. O produto foi desenvolvido por uma parceria entre cientistas brasileiros e americanos e obteve aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializado em dezembro de 2012.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
A hanseníase, antigamente conhecida como lepra, causa lesões na pele e, quando avançada, também em outros órgãos. A doença é causada pela batéria Mycobacterium leprae e é transmissível pelo ar, mas tem tratamento. Quanto mais cedo o tratamento for iniciado, melhor será o seu resultado.
Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito o mais rápido possível. Em geral, os pacientes só procuram um médico quando já apresentam os primeiros sintomas, lesões na pele que afetam também os nervos na região. A bactéria pode ficar anos no sangue antes que os sintomas se manifestem. O teste é feito com uma gota de sangue do paciente e é capaz de identificar a doença antes do surgimento das primeiras lesões.
Fonte: D24am