Núcleo de Apoio à Inovação é lançado no Amazonas
08/05/2014 – Nesta quinta-feira (08/05) acontece o lançamento do Projeto do Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação no Amazonas (Nagi-AM), às 10h, no Auditório do Senai-AM, localizado na Rua Ministro João Gonçalves de Souza, 2394 – Distrito Industrial (Bola da Suframa). O projeto ousado irá capacitar 60 empresas com o objetivo de alavancar os negócios por meio da transferência de metodologia e boas práticas da inovação.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Coordenadores do Nagi-AM da Fucapi, Renilson Silva, e do Senai, Alan Rodrigues, pretendem fortalecer a Inovação nas empresas com o projeto nacional. (Foto: Monique Alencar)
A iniciativa é desenvolvida pela Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (FUCAPI) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizado Industrial do Amazonas (Senai-AM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam-AM) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Amazonas (Sebrae-AM).
O Nagi funcionará tendo como ponto central o assessoramento por meio de consultores, com o apoio às empresas nas atividades de gestão da inovação pelo projeto que pretende ainda, realizar treinamentos e elaborar planos aplicados à competitividade no mercado.
Segundo o pesquisador e coordenador do Nagi-AM (FUCAPI), Renilson Silva, no decorrer da implantação, as empresas terão o apoio de consultorias especializadas em questões pontuais. Essas consultorias serão contratadas pelo Nagi, as quais prestarão serviços de acordo com a necessidade de cada empresa.
“Esse projeto se caracteriza como uma oportunidade ímpar, isso porque a gestão da inovação é um dos aspectos mais importantes no mercado. O mercado não é mais o mesmo, a concorrência está cada vez maior e as empresas precisam criar um diferencial competitivo”, explicou o coordenador do projeto, que afirmou ainda que todo o apoio será oferecido por uma contrapartida financeira do empresário.
De acordo com o técnico de inovação e coordenador do Nagi pelo Senai-AM, Alan Rodrigues, além dos benefícios para a indústria do Estado o projeto também fortalece as ações do Núcleo de Inovação do Sistema Federativo. “É importante porque ele possibilita a extensão das atividades de inovação já existentes no Sistema de Inovação da FIEAM, como por exemplo, o Edital do Senai, Sesi de Inovação, Inova Talentos, Prêmio Nacional de Inovação da CNI e serviços de consultoria tecnológica”, ressaltou o Coordenador.
Sobre o NAGI-AM
Diante da carência de apoio à gestão da inovação no Amazonas, o Nagi leva aos empresários amazonenses a oportunidade de conhecer e aplicar os instrumentos de apoio e fomento à inovação existentes para os mais diversos setores da indústria. O desafio do programa é capacitar e dar apoio ao incremento da inovação nas empresas participantes.
O projeto está constituído em linhas de ações integradas, considerando a inovação como processo sistemático, organizável e gerenciável. Nesse sentido, a Fundação Instituto de Administração (FIA), pertencente à Universidade de São Paulo (USP), foi contratada, via licitação, para transferir metodologia específica à equipe técnica local da Rede executora. Por meio dessa metodologia, os consultores qualificados pela FIA farão a mobilização das empresas. Uma vez formada a carteira de empresas beneficiadas pelo Nagi inicia-se, então, o processo de assessoramento.
Fonte: Agência FUCAPI, por Monique Alencar