“O Amazonas é um dos Estados com maior investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação per capita do País”, diz diretora técnico-científica da Fapeam


As declarações foram dadas na manhã desta quarta-feira, durante a palestra ‘Pesquisa e Inovação como Bases para Sustentabilidade’, realizada no 2º Sintes na Ufam

“O Amazonas é um dos Estados com maior investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação per capita do País”, diz diretora técnico-científica da Fapeam

A diretora técnico-científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Andrea Waichman, informou, na manhã desta quarta-feira (11), que o Amazonas é um dos Estados com maior investimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) per capita do País.

“Não é um valor pequeno se comparamos com a quantidade de instituições e o número de pesquisadores que temos no Estado. Quando colocamos esse número e dividimos, por exemplo, pelo número de pesquisadores no Estado, posso dizer, sem dúvidas, que o Amazonas é um dos Estados com maior investimento em recursos em ciência e tecnologia per capita no país porque a comunidade científica ainda é pequena. Por isso, investimos muito na formação de mestres e doutores porque queremos ampliar o número de profissionais e pesquisadores”, disse Waichman.

As declarações foram dadas na manhã desta quarta-feira, durante a palestra ‘Pesquisa e Inovação como Bases para Sustentabilidade’, realizada no 2º Seminário Internacional de Tecnologia e Sustentabilidade conectando pessoas: biodiversidade e cidadania (Sintes), no auditório Rio Amazonas na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Durante a palestra, Waichman, falou sobre a trajetória da Fapeam e os investimentos do Governo do Amazonas via Fundação para desenvolvimento científico e tecnológico do Estado. De acordo com ela, desde a criação da instituição, em 2003, já foram investidos mais R$ 570 milhões. Desse número metade foram destinados à formação de recursos humanos.

“A prioridade da Fundação é a formação de pessoas. Precisamos transformar as pessoas para transformar o Amazonas. Essa transformação se dá por meio da formação para que essas pessoas sigam pelo caminho da C,T&I e sejam profissionais melhores e qualificados para que possam, assim, transformar a realidade do nosso Estado”, disse a diretora técnico-científica da Fapeam.

Durante a palestra Waichman, falou sobre o Programa Sinapse da Inovação, programa de incentivo ao empreendedorismo que destina recursos financeiros e suporte para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso.

Idealizado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (Certi), o programa é sucesso em Santa Catarina. Por meio da parceria com a Fapeam, a Certi  promove sua primeira edição no Amazonas.

Esterffany Martins / Agência Fapeam

Foto: Érico Xavier / Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *