Ocupações irregulares são objeto de estudo em Itacoatiara, interior do Amazonas


Estudantes têm oportunidades de conhecer in loco o objeto de estudo. Foto:divulgação.

Estudantes têm oportunidades de conhecer in loco o objeto de estudo. Foto:divulgação.

Conhecer e compreender a ocupação de áreas de riscos e os problemas espaciais e ambientais decorrentes de ocupações irregulares é o objetivo de um grupo de alunos da Escola Municipal Professora Maria Nira Guimarães, no município de Itacoatiara,  à distância de 277 km de Manaus.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Por meio do Programa Ciência na Escola, financiado pelo Governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental desenvolvem o projeto “As Submoradias e os Impactos Ambientais no Espaço Urbano de Itacoatiara”.

Para a professora e coordenadora do projeto, Jocimara Vieira Lira Guimarães, os estudantes, assim como a sociedade em geral, precisam entender o processo de formação do espaço urbano como resultado tanto dos fatos históricos como pela falta de planejamento urbano, o que se torna possível pela pesquisa científica.

“Acredito que a pesquisa científica muda o ambiente escolar, pois a escola deixa de ser isolada para tornar acessível a formação integral dos alunos. Envolver o aluno e a comunidade  neste contexto de pesquisa é proporcionar a inserção no mundo científico, tornando-os capazes de agir em sua realidade de forma consciente e cidadã”, ressalta a professora.

Metodologia aplicada

O projeto propõe debates e seminários enriquecedores para a formação da consciência ambiental. De acordo com a professora, os alunos bolsistas já estão se apropriando dos conceitos sobre as submoradias, lendo artigos científicos e fazendo as primeiras interpretações da realidade local, como também aplicando o questionário socioeconômico nos bairros Mamoud Amed e São Francisco.

O estudo está previsto para ser concluído no mês de novembro e os resultados serão apresentados durante o seminário “Submoradias, um processo histórico”,  que será realizado no município de Itacoatiara.

Rosa Doval- Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *